20 anos de Comida di Buteco com petiscos a R$ 20
Em Curitiba ele ainda é caçula, mas em Belo Horizonte o Comida di Buteco já tem uma longa história. O concurso, que foi criado há 20 anos na capital mineira, conquistou os quatro cantos do Brasil e hoje elege o melhor boteco de 21 cidades. Nesta edição, em comemoração a essa história de transformação de vidas através da cozinha de raíz todos os petiscos do Brasil terão preço fixo: R$ 20.
“A essência desse projeto é transformar vidas. Dar voz, destaque e visibilidade para o verdadeiro boteco, dos bairros, com os donos trabalhando diariamente atrás do balcão. Em 2019 comemoramos 20 anos, em 21 cidades e mais de 500 bares. É muita história para contar e muito petisco bom para provar”, cometa Filipe Pereira, organizador do projeto.
Em Curitiba 24 bares participarão do Comida di Buteco em 2019. A quinta edição do evento na capital paranaense – e em todas as outras cidades participantes – será de 12 de abril a 05 de maio. Durante os 24 dias de concurso o público que for aos botecos participantes e provar o petisco concorrente recebe uma cédula de votação para votar em quatro quesitos: atendimento, higiene, temperatura da bebida e o próprio petisco.
A avaliação do público – que só pode votar presencialmente – tem peso de 50%. O restante da nota vem de um grupo de jurados sigilosos que passa pela experiência de cliente oculto nas casas e também faz a sua avaliação. Quem faz a apuração para descobrir a casa que ficou com a melhor média é um instituto de pesquisa.
Como é feita a seleção dos botecos?
Os bares selecionados devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia. Essas características são essenciais porque o concurso tem o objetivo de ser uma plataforma de transformação social.
Quais outras cidades participam?
Além de Curitiba, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo, Uberlândia e Vale do Aço são as cidades participantes do Comida di Buteco. São mais de 600 botecos espalhados pelo País concorrendo ao título.
Quando é eleito o melhor boteco do Brasil?
Desde 2016 o concurso ainda tem uma segunda etapa: escolher o melhor boteco do Brasil. Após serem premiados os 21 vencedores das cidades participantes, uma comissão de jurados escolhida especificamente para essa missão vai visitar os campeões. Nessa etapa o público não participa dando nota. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódio da cozinha de raiz do Brasil.
Quem já foi campão em Curitiba?
Em Curitiba, os botecos considerados como os melhores da cidade pelo público que participa do Comida di Buteco nunca se repetiram. Na primeira edição, em 2015, o grande vencedor foi o Casa Velha, no bairro Abranches. No ano seguinte um veterano do São Braz levou a melhor: o Dom Rodrigo. Como em 2016 já existia a premiação nacional, Rodrigo ainda foi para a segunda etapa e faturou o bronze, sendo considerado o terceiro melhor boteco do Brasil. Já na terceira edição, o bar Baba Salim, um árabe muito curitibano do centro da cidade, foi o vencedor. Em 2018 foi a vez do Schnaps ir ao lugar mais alto do pódio com as delícias das irmãs Zize e Silmara. Quem você vai premiar em 2019?
Em breve serão divulgadas a lista de bares participantes e petiscos.