4 dicas para ajudar a escolher o melhor martelo para a sua casa
Especialista orienta como escolher um dos itens mais básicos na lista de ferramentas para o lar
Parece uma coisa simples, mas comprar uma ferramenta pode ser uma atividade que requer um certo conhecimento prévio do assunto. Isso porque a tecnologia e os processos de fabricação de uma peça como o martelo, por exemplo, ofertam cada vez mais opções para os consumidores. Sobretudo para os apaixonados por ferramentas, que encontram no e-commerce do setor de materiais de construção e nas lojas físicas uma grande variedade, não só de marcas, mas também de modelos de martelos.
E tentando compartilhar um pouco desse universo, trouxemos um especialista no assunto, que vai dar algumas dicas para quem quer renovar a caixa de ferramentas ou comprar o primeiro martelo. Confira:
- Fique de olho no material do martelo
Aparentemente todo martelo é igual: uma cabeça de aço e um cabo de madeira, certo? “Mais ou menos. Todo martelo tem uma cabeça e um cabo, mas a forma como ele é montado e estruturado pode trazer mais ergonomia na hora do uso, além de mais durabilidade e até mesmo precisão na hora de pregar algo. Os materiais com os quais são feitos os martelos também fazem a diferença”, conta Diego Prestes, gerente de compras e especialista em produtos na Famastil, empresa do Grupo Vellore que comercializa materiais agrícolas, de jardinagem e ferramentas.
Segundo ele, saber se a cabeça da peça é de aço fundido ou forjado, por exemplo é uma das dicas. “O aço fundido é o mais popular, o que significa que a peça é produzida a partir do derretimento de restos de metais. Esse tipo de martelo, com o tempo de uso começa a ficar com a cabeça marcada. Já o de aço forjado é mais resistente, pois é uma peça produzida a partir de um bloco único de peça”, explica ele.
- Design não é tudo, mas pode ser muita coisa
Para muitas pessoas o design pode ser decisivo na hora de comprar. Mas é preciso ficar atento, afinal, aparência não é tudo. “Na hora de comprar, é importante ver as especificações do material. Por exemplo, têm martelos que possuem cabo de madeira, de borracha, de fibra de vidro. Mas não é a estética que importa. Alguns modelos possuem uma estrutura de aço dentro do cabo e, por isso, são emborrachados, envolvendo essa estrutura. Esse é um martelo que vai durar para a vida inteira, pois é muito resistente”, diz Diego.
O especialista alerta que quanto mais diferenciado o design, mais cara a peça fica, no entanto, mais ergonomia na hora do uso. “Esses martelos possibilitam mais firmeza e até mesmo precisão na hora da batida”.
- Para cada função, um martelo
Seja para pregar um prego, despregar tábuas, abrir caixas de madeira ou bater em metais ou colocar estacas, o fato é que para cada função existe um martelo adequado. O mais tradicional é o chamado Martelo de Unha. “Nesse modelo, além do cabo de madeira, de um lado temos a cabeça plana para bater ou pregar, e do outro lado a unha, que funciona como uma garra para facilitar a remoção de pregos. Outra funcionalidade desse martelo é utilizar a unha para abrir caixas de madeira ou despregar tábuas, como se fosse um pé de cabra”, conta ele.
Já o martelo com cabeça de borracha, por exemplo, é uma ferramenta que não afeta a pintura e é muito utilizado em peças que não podem ser danificados, como azulejos, pneus, entre outras.
Uma ferramenta para sempre
Tenha em mente na hora de comprar um martelo: dificilmente você vai fazer essa compra mais de uma vez na vida. Isso se você souber escolher. Apesar de não ser uma peça cara, o martelo é uma peça que tende a durar, mas é preciso sim atenção na hora da escolha. “Se a escolha for pelo menor preço, é claro que a chance de o martelo estragar é maior. E, quando falamos em estragar, estamos falando de, por exemplo, a cabeça do martelo se soltar e ocasionar um acidente. Por não ser uma peça tão cara, vale a pena investir em uma ferramenta que seja de melhor qualidade, garantindo que ela tenha uma vida útil prolongada”, finaliza Diego.
Sobre o Grupo Vellore
O Grupo é uma empresa sediada em Pinhais (PR), e que possui em seu guarda-chuva as marcas Foxlux, com 27 anos e que comercializa materiais elétricos e de iluminação, e Famastil, com 70 anos de mercado e conhecida marca de ferramentas e materiais para jardinagem, além da Vellore Ventures, aceleradora de startups. O Vellore possui hoje mais de 200 colaboradores e conta com uma fábrica com mais de 7 mil m² e um centro de distribuição com 10 mil m². Recentemente, a marca ficou na 10ª posição das empresas paranaenses com maior faturamento entre empresas atacadistas e distribuidores, chegando a faturar R$ 264 milhões em 2022.