.Blog noar

2 nov

5 passos para vender mais e conquistar os clientes na Black Friday

Especialista explica como se preparar para a data e promover o engajamento do consumidor com a marca.

Após dois anos conturbados por causa das restrições causadas pela pandemia, a expectativa para a Black Friday de 2022 é grande e muitos consumidores já planejam ir às compras. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a data deve movimentar cerca de R$ 6,5 bilhões somente no e-commerce brasileiro, com volume de pedidos 3,5% maior do que o registrado no ano passado.

Para Rafael Piepo, head de marketing e vendas da Sucesso em Vendas, empresa especializada em desenvolvimento de metodologias de vendas e equipes comerciais, além do meio virtual, neste ano o bom desempenho do comércio deve ser registrado também nas lojas físicas. “As vendas presenciais, que ficaram reprimidas durante a pandemia, agora voltaram com força total. Muitos consumidores preferem esse contato direto com os produtos e os vendedores. Além disso, a Copa do Mundo afetará positivamente a Black Friday, com uma movimentação maior das marcas para atraírem os consumidores para este evento”.

O especialista destaca cinco passos para aumentar as chances de sucesso nas vendas na Black Friday:

1 – Tenha um planejamento estratégico bem definido 

Ajuste os processos internos na empresa para garantir que tudo funcione da melhor forma possível, evitando gerar uma experiência negativa nos clientes e perder vendas. Estruture muito bem a logística, atendimento, marketing, identidade visual e, principalmente, a sua comunicação. Em um mercado tão competitivo, tudo que a concorrência quer é que você cometa erros para ajudá-los.

2 – Defina Indicadores de Performance exclusivos para a Black Friday

Ter bons resultados é relativo e pode ter um significado diferente para cada empresa e gestor. Defina o que faz sentido para o seu negócio e o que você gostaria de alcançar nesta data. Calcule uma expectativa factível, um cenário otimista e um pessimista, e trabalhe em cima desses dados.

3 – Escolha as soluções certas

A principal característica da Black Friday certamente são os preços baixos. Mas cuidado para não perder o controle dos seus resultados, sacrificando a margem para ter algumas vendas extras. Isso pode custar caro. Defina soluções que estão conectadas com a sua estratégia comercial.

4 – Invista na sua comunicação 

A sua estratégia precisa chegar aos seus clientes. Separe uma verba exclusiva para comunicação e marketing. Esse valor deverá ser aplicado principalmente em anúncios em redes sociais, influenciadores e conteúdos específicos para esta data. Leve em consideração a personalização, lembrando que na Black Friday as pessoas estão buscando produtos para si mesmas.

5 – Treine o seu time de vendas

De que adianta gerar demanda se ela não é convertida? Você precisará de um time comercial engajado, comprometido e conectado com a estratégia como um todo. Além disso, a equipe precisa ter técnica e saber atuar com maestria nesse contexto de alto volume de clientes e concorrência acirrada.

Segundo Rafael Pìepo, a data é uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, por isso, um dos principais pontos que as empresas devem se atentar na Black Friday é com a experiência que oferecerão ao público. “Em um ambiente muito competitivo como o digital e o varejo, as marcas devem criar sua própria identidade, olhando com mais cuidado para o seu perfil de cliente e como se comunicar com ele. Cada vez mais o consumidor quer se sentir parte da comunidade e sentir que aquela marca o representa. E isso passa por toda a jornada de compra, desde a comunicação pelo canal de preferência, até promoções e vantagens exclusivas por exemplo”, explica.

Sobre a Sucesso em Vendas

A Sucesso em Vendas atua com soluções inovadoras e sob medida para seus clientes, com 25 anos de experiência no Brasil e em Portugal e mais de 600 empresas atendidas. A consultoria é especialista em melhorar a experiência de compra dos clientes de seus parceiros e, principalmente, melhorando resultados de vendas. www.sucessoemvendas.com.br

Foto: Freepik