Vendas de produtos em farmácias têm queda de 14% no Brasil
Consulta Remédios vem rastreando o comportamento do consumidor durante período da pandemia
A Covid-19 está mudando os hábitos de consumo dos brasileiros. Para se ter ideia, a prévia de uma pesquisa divulgada pela FGV mostra que 79,1% dos brasileiros estão consumindo apenas o essencial. E olhe lá. Dados divulgados pela plataforma Consulta Remédios, a maior plataforma de itens de farmácia do Brasil, mostra que o número de vendas de medicamentos, por exemplo, vem caindo ao longo do período de isolamento social. Comparando a última quinzena do mês de março com a primeira do mês de abril, a queda nas vendas online foi de 14% no Brasil.
“Como trabalhamos com muitas farmácias parceiras da nossa plataforma, também estamos tendo relatos de que o número de vendas físicas também vem caindo, o que corrobora entre o equilíbrio do mundo físico e o virtual, sendo a internet o reflexo do que acontece fisicamente. Entre os fatores que estão elevando essa queda, além do isolamento social, podemos afirmar a diminuição na venda de produtos de higiene e perfumaria e a compra excessiva dos medicamentos, e também perfumaria, no início da pandemia, conta Paulo Vion, CEO da plataforma, que possui mais de 2000 farmácias cadastradas a nível nacional e que recebe uma média diária de um milhão de acessos.
A queda reflete não só o fato de que as pessoas estão saindo menos de casa, mas sobretudo, que as pessoas estão economizando nesse período, que traz incertezas para todos. E, apesar de o varejo online como um todo apresentar crescimento, a área de itens de farmácia mostra que o mar não está para todo tipo de peixe. Em capitais como São Paulo, por exemplo, a queda chegou a 23% e em Curitiba a queda foi maior ainda, com 28% a menos de vendas.
“Entendemos que muitos dos itens vendidos em farmácias hoje são, também, itens de necessidade básica, no entanto, e observamos que, apesar de o número de acessos ter crescido, as vendas em si diminuíram, o que mostra que o consumidor está mais receoso e mais consciente, pois ao mesmo tempo houve um aumento significativo nas leituras das bulas online”, diz Vion.
Remédios mais vendidos
Apesar de mostrar queda nas vendas, ainda é expressiva a venda de medicamentos na plataforma Consulta Remédios, que realiza algumas centenas de pedidos diariamente no Brasil. E na primeira quinzena de abril os cinco medicamentos mais vendidos foram:
1) Xarelto: remédio utilizado na prevenção de trombose e embolia pulmonar.
2) Ivermectina: o remédio vem sendo citado como uma alternativa à cura da Covid-19
3) Tamiflu: Remédio usado no tratamento da H1N1
4) Rosuvastatina Cálcica: tratamento do colesterol alto
5) Atorvastatina Cálcica: tratamento do colesterol alto
“Medicamentos com o princípio ativo do Hidroxicloroquina e o Nitazoxanida representam os maiores interesses dos usuários, todavia, após a exposição da mídia a Anvisa tornou estes medicamentos controlados, uma decisão correta para o momento, pois a auto-medicação é um risco que não deve ser ignorado, afirma a Dra. Francielle Mathias, farmacêutica do Consulta Remédios.”
Os dados mostram que, além dos medicamentos que precisam ser utilizados com regularidade, o público ainda está com sua atenção voltada ao novo Coronavírus, tendo em vista a compra da Ivermectina e do Tamiflu. “Ainda não foi comprovada a eficácia da Ivermectina, tão pouco do Tamiflu, contra o Coronavírus, por exemplo, por isso é preocupante ver que as pessoas estão comprando por conta própria. Ao mesmo tempo é possível observar que as atenções estão voltadas para a prevenção a Covid-19”, finaliza a farmacêutica responsável pelo Consulta Remédios, Francielle Mathias.
Sobre o Consulta Remédios
O Consulta Remédios é o maior comparador de preços de itens de farmácia do Brasil e o sexto maior do mundo. Com cerca de 20 milhões de usuários por mês, a plataforma nasceu em Curitiba e hoje registra um número aproximado de 108 farmácias cadastradas, facilitando a busca por preços de medicamentos e produtos e informações relacionadas à saúde. A plataforma possui forte atuação nas praças de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A plataforma ainda pode ser indicada pelo profissional para que seu paciente tenha acesso ao preço e saiba onde comprar um medicamento prescrito. Uma simples busca no Consulta Remédios revela que ao utilizar a plataforma é possível economizar mais de 90% na hora da compra. Hoje o CR atende todo o Brasil e em 2020 passou a disponibilizar ao seu público o serviço de compra diretamente na plataforma, sendo o primeiro portal a realizar esse serviço.
SERVIÇO:
App para Android https://goo.gl/bchW8u
App para iOS: https://goo.gl/pJ1JRY