.Blog noar

8 out

DIA DAS CRIANÇAS: Projeto #CrieEmCasa do Vale da Música oferece um dia repleto de atrações on-line para a criançada

Além de proporcionar um dia mais lúdico para toda a família, a iniciativa também é uma maneira de ajudar artistas durante a pandemia.

 

Mesmo em tempos de pandemia o Dia das Crianças terá programação especial no Vale da Músicaapresentado por Bradesco e com realização da Futura Fonte em parceria com a DC Set Eventos. Com a impossibilidade de manter as apresentações ao vivo no Palco Flutuante dlago da Ópera de Aramedesde março o projeto lançou o #CrieEmCasa que oferece conteúdo on-line. Dessa forma, além de agradar públicoos artistas que foram fortemente impactados com a pandemia têm uma forma de continuar trabalhando. Para o dia 12 de outubro a programação inclui músicos e palhaços que oferecem oficinas gratuitas pelo instagram @parquedaspedreiras.

“No Dia das Crianças não poderíamos deixar de oferecer uma programação bem lúdica e divertida. Para nóspoder buscar esses profissionais para o projeto #CrieEmCasa é, uma forma que encontramos para manter, mesmo que em menor escala, a engrenagem da economia criativa que a programação do Vale da Música já proporcionava a uma rede enorme de músicos instrumentistas. Mesmo que on-line, esse ano nós vamos seguir com uma programação bem completa e criativa, e o Dia das Crianças continuará sendo muito especial por aqui” explica Gabriella Camargo, gerente de marketing do Vale da Música.

A programação do dia 12 de outubro contará com três vídeos que serão publicados ao longo do dia. A primeira videoaula será às 11 horas, com a cantora e percussionista corporal Andrezza Prodóssimo, sobre como criar sons corporais. Nessa atividade será feita uma percussão inspirada numa expressão da música “hambone“, que foi criada pelo escravos afro-americanos. A canção folclórica “peixe vivo” vai acompanhar essa aula de percussão para dar um toque ainda mais especial na composição.

A segunda oficina acontecerá às 13 horas com os músicos Filipe Castro e Fabricio Amaral. Com eles, a criançada vai aprender a criar música com elementos diferentes, como panelas, potes de metal, jarra de vidro e talheres. Para encerrar a celebração, a última oficina será às 15 horas com a musicista Aline Morena e o palhaço Propício. Com instrumentos não-convencionais que qualquer criança pode ter em casa, os artistas vão ensinar e ao mesmo tempo divertir a todos, criando uma bela canção.

 

O evento é totalmente gratuito e para participar basta se conectar ao Instagram, @parquedaspedreiras. O público que quiser participar ainda mais pode gravar um vídeo e marcar o perfil.  

 

Como funciona o Vale da Música #CrieEmCasa

 

O músico que tiver interesse em participar deve fazer um vídeo criando dentro de casa. Solos, composições autorais, covers, brincadeiras com o instrumento, ideias criativas e diferentes – o céu é o limite. O vídeo precisa ser gravado em modo vertical do celular, com mínimo de 1 minuto e máximo de 10 minutose enviado via WeTransfer para o e-mail curadoriavale@futurafonte.com.br, junto com o  nome artístico, um breve e criativo descritivo e histórico do artista.  

 

O material é analisado pelo núcleo curador do projeto e, uma vez aprovado e publicado, o artista é remunerado de acordo com a quantidade de integrantes. O valor por vídeo é de R$ 100/músico.

 

Sobre o Vale da Música

 

Com apresentação do Bradesco e realização da Futura Fonte em parceria com a DC Set Eventos, Curitiba ganhou em setembro de 2018 o Vale da Música, um projeto ímpar no país que mudou o cotidiano da Ópera de Arame. Entre os pontos turísticos mais visitados da cidade, o espaço recebeu benfeitorias e revitalizações constantes para o melhor atendimento ao público. O projeto implantou apresentações de música e cultura diariamente em um palco flutuante e móvel no meio do lago da Ópera de Arame.

Bradesco e a cultura

Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. Assim como o Teatro Bradesco, muitas instituições e espaços culturais apoiados pelo banco promoveram ações para que o público possa continuar se entretendo – ainda que virtualmente – durante a pandemia da Covid-19. Recentemente, o banco lançou o Bradesco Cultura, plataforma digital que irá reunir conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.