.Blog noar

22 out

[SEGURANÇA DE DADOS] Webinar sobre ataques cibernéticos fala sobre vulnerabilidade da indústria e empresas públicas

Evento on-line, organizado pela L8 Security e a Check Point, terá como tema principal a vulnerabilidade do sistema operacional das grandes empresas, e as soluções que combatem as invasões nas redes. 


No primeiro semestre deste ano, foi registrada uma ascensão no número de casos de vulnerabilidade no sistema de controles industriais. Segundo dados do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), comparado a 2019 o aumento chegou a 10,3%, o que implica em duas situações de vulnerabilidade por dia nas redes de tecnologia operacional de empresas e indústrias. O levantamento de ataques cibernéticos foi feito entre empresas de manufatura, saneamento básico, água e hidrelétricas, que figuram como as mais afetadas no mundo. Para ajudar a prevenir esses ataques e trazer soluções em segurança on-line, a L8 Security e
 a Check Point – empresa de segurança para internet referência no Brasil e no mundo – realizarão um webinar no dia 29 de outubro sobre o tema.

Tudo que está conectado à rede de internet, está vulnerável. Hoje a tecnologia permite que as pessoas isoladas em casa possam seguir trabalhando home office, devido ao compartilhamento de rede e arquivos de forma online. Entretanto, apesar do sistema IoT (Internet das coisas) facilitar esse processo, o sistema também requer cuidados justamente por dar abertura para invasões de hackers. Segundo o engenheiro de sistemas da L8 Security, Fábio Fukushima, tanto as redes de tecnologia da informação (TI) quanto as redes operacionais (TO) são vulneráveis a esse tipo de ataque cibernético. A diferença é que as de TO – mais comuns em fábricas e indústrias – normalmente têm um controle de acesso ainda muito restrito, por nunca antes ter havido a necessidade de acessar o sistema de fora da empresa. E é nesse ponto que a vulnerabilidade acaba sendo ainda maior pela falta de informação e segurança.

“O webinar ‘Prevenindo Ataques Cibernéticos em Redes e Dispositivos Industriais e IoT’ foi organizado para empresas que não são convencionais, como exemplo as de serviços públicos que não têm tanto cuidado com segurança cibernética por não terem o hábito de se preocupar com prevenção de ataques nas redes. Por conta da vulnerabilidade do sistema, a rede de tecnologia operacional é a que mais carece de cuidados, e por conta disso resolvemos nos unir com a Check Point para passar nosso conhecimento e mostrar as soluções de prevenção aos ataques cibernéticos”, explica Fábio Fukushima.

A L8 Security é o canal da Check Point para venda, implantação e suporte no Brasil da solução de segurança Infinity, tecnologia internacional da Check Point. “Por meio de sensores que são inseridos nas redes operacionais, obtém-se visibilidade da rede operacional e o dispositivo da Check Point faz a leitura de tudo que está no sistema, emite alertas quando há algo fora do comum e também tem o diferencial de impedir que algo de diferente aconteça na rede, evitando que invasões prejudiquem todo o processo industrial da empresa. É uma das formas mais seguras que nós da L8 e da Check Point encontramos para oferecer uma solução que de fato tem o poder de prevenir ataques”, completa Fábio.

Ao lado de Fábio Fukushima, participarão também do webinar o CEO da L8 Group Leandro Kuhn, o Presidente da Check Point no Brasil, Claudio Bannwart, e o engenheiro de segurança da Check Point, Eduardo Pereira. Esse é o time que conduzirá o webinar que abordará também: os riscos de segurança dos dispositivos IoT nas redes de TI e TO, a criação fácil de políticas para proteger milhares de dispositivos IoT e como prevenir ataques na rede e no nível do dispositivo.

O webinar é gratuito e para participar basta fazer a inscrição no link: Webinar L8 UTCAL  

Serviço

Data: 29/10/2020
Horário: 14h
Link de acesso: https://bit.ly/3ogChMy

Sobre a L8 Group:

A L8 é formada por 5 empresas de tecnologia: Service Providers, Automation, Energy, Security e Services. O intuito do grupo é facilitar e otimizar a utilização dessas tecnologias diferenciadas, para oferecer soluções com valores agregados aos clientes. O grupo preza por inovação e materiais de qualidade, tornando-se referência no mercado brasileiro.