Geração Distribuída é alternativa para empresas que precisam economizar na conta de luz na retomada das atividades
Nova forma legal e regulamentada de geração distribuída de energia pode gerar até 20% de desconto – economia pode ser fundamental para estabelecimentos
A pandemia foi avassaladora para muitos setores. O de alimentação foi um deles. Estima-se que no Paraná cerca de 2.800 restaurantes que ofereciam a modalidade buffet por quilo tenham sido fechados no período, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel regional. A instabilidade dos decretos municipais e estaduais também minou as expectativas dos estabelecimentos, que esperavam se recuperar em 2021. E, para agravar ainda mais a situação, a chegada do inverno, a maior crise hídrica dos últimos 90 anos no país e o reajuste nas tarifas de luz autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recentemente têm sido cruciais na retomada das atividades de bares, lanchonetes e restaurantes.
“Mesmo com o restaurante fechado, a gente continuou tendo todos os gastos, seja com funcionários, com fornecedores, e até mesmo com a conta de luz, que nunca para de chegar. Para se ter uma ideia, o consumo de luz no nosso restaurante chega a 9 mil por mês, é um valor muito difícil para manter mensalmente com a realidade que temos atualmente”, conta Diego Fernando de Souza, gerente da churrascaria La Ventura, em Curitiba.
Por isso, economizar vem sendo palavra comum no dia a dia desses locais, que buscam cada vez mais formas alternativas de se reestruturarem sem ter que fechar as portas. E uma das formas de garantir essa economia quando se fala em conta de luz é a modalidade da Geração Distribuída, em que os estabelecimentos podem conseguir descontos mensais de até 20%, além de não serem afetados pela instabilidade das bandeiras tarifárias – que regulam o valor do Kw/h.
“Na modalidade GD, a geração de energia independe do nível de água nos reservatórios e não está ligada exclusivamente a usinas hidrelétricas, por usar também outras fontes de energias renováveis. Assim, mesmo com a estiagem e outros fatores que comprometem a geração de energia pelas hidrelétricas, a Geração Distribuída acaba não sendo afetada”, explica Wolney Pereira, CEO do Grupo Ergon, holding da qual a Gedisa – que fornece a modalidade GD – faz parte.
Isso acontece porque empresas como a Gedisa utilizam outras fontes de energia, aumentando a possibilidade de geração e ainda possibilitando que os valores cobrados não sofram variações de acordo com as bandeiras tarifárias. “A gente começou a utilizar pois era uma forma de economizarmos. Hoje conseguimos garantir quase R$ 1 mil de desconto mensal, o que, neste momento, é crucial”, conta o gerente da churrascaria, que utiliza esta fonte de energia.
Regulamentada e autorizada
A Geração Distribuída é uma normativa criada pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, em 2012, que regularizou a modalidade de consumo chamada geração distribuída, que está em plena expansão em todo o país. “Tudo isso acontece de forma legal e sem impactar as companhias de distribuição. A Geração Distribuída é uma alternativa real e autorizada pela Aneel, e que oferece ainda inúmeras outras vantagens, como o estímulo a outras fontes de energia, que não só a hidrelétrica, por exemplo”, conta Wolney.
Mas o que é de fato a Geração Distribuída?
A Geração Distribuída (GD) é a modalidade pela qual o consumidor gera toda ou parte da energia elétrica que consome e é utilizada por meio da compensação de créditos. Esta compensação serve para consumidores que usam a energia gerada para abater o seu consumo de energia elétrica. A energia da geração distribuída é válida para diversas fontes sustentáveis, como a energia solar, eólica e usinas hidroelétricas. E no caso de o consumidor não dispor de investimento para gerar a própria energia, ele pode entrar para uma cooperativa de energia, que, sem qualquer investimento, pode gerar a energia que ele irá consumir.
Sobre o Grupo Ergon
O grupo Ergon reúne diversas empresas do setor de energia que, juntas, trazem a melhor solução para o fornecimento de gás e energia elétrica para os clientes. Com consultores especializados, o fornecimento é definido de acordo com a necessidade individual de cada negócio ou condomínio, com uma proposta unificada de soluções energéticas: GLP com a Gaslog e desconto na fatura de energia elétrica com a Gedisa. Todos os serviços são prestados com a exceleência de atendimento, pós-venda personalizado com consultor, atendimento ao cliente sem 0800, especialistas em medição e determinação de demanda, instalação segura e certificada.