Em um mês, acesso à internet gratuita aumenta mais de 300% na primeira comunidade a receber projeto de inclusão digital de Belo Horizonte
Equipamentos da L8 foram instalados em pontos estratégicos para permitir a conexão e inclusão da comunidade.
As comunidades de Belo Horizonte receberão até o final de 2022, mais de 4 mil pontos de acesso (Access Points) de internet gratuita. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Digital, da Prefeitura de Belo Horizonte, no qual a L8 Group é a responsável pelo fornecimento dos equipamentos. De acordo com Cassius Savi Colombo, gerente de desenvolvimento de negócios da L8 Group, na Vila do Índio, primeira comunidade a receber o sinal de internet, aproximadamente 150 pessoas acessam a rede diariamente, volume bem acima do registrado nas primeiras semanas do serviço, quando eram cerca de 35 acessos diários, um aumento de mais de 300%. O número de usuários cresce ainda mais aos finais de semana, quando chega a quase 300 acessos por dia.
O contrato com a L8 Group prevê o fornecimento de 4,3 mil pontos de acesso nas comunidades carentes de Belo Horizonte. A primeira etapa já foi concluída, na Vila do Índio, que está totalmente coberta com sinal de internet sem fio, desde final de novembro.
Segundo Cassius Colombo, os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos, após a realização de testes, para que pudessem ter o maior alcance possível de sinal, respeitando as peculiaridades geográficas de cada região e cada antena permite o acesso de até 512 pessoas ao mesmo tempo. “Para definir os locais que receberiam os access points, nós fizemos um levantamento, em parceria com a Prefeitura de BH e a Prodabel, para identificar as regiões com maior concentração de pessoas e os locais de grande circulação de moradores, como praças, por exemplo”, explica.
Cassius Colombo destaca que os equipamentos fornecidos pela L8 em parceria com a Commscope/Ruckus aliam tecnologias que permitem uma melhor cobertura de wi-fi, mesmo em áreas com muitas construções. “O principal diferencial desse equipamento é a tecnologia BeamFlex+, com antenas adaptativas com dupla polarização que, aliada à tecnologia ChannelFly, consegue mitigar as interferências do sinal em um ambiente altamente complexo como este, melhorando a qualidade do sinal que chega ao usuário”.
O Programa de Inclusão Digital de Belo Horizonte tem o objetivo de levar internet gratuita para todas as vilas, favelas e conjuntos habitacionais da cidade. A previsão é que 370 mil pessoas sejam beneficiadas em 218 comunidades. O programa é gerenciado pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel) e prevê a formação e a capacitação profissional dos moradores dessas regiões em Tecnologia da Informação. Além de fornecer os equipamentos, a L8 Group capacitou os profissionais da Prodabel que irão fazer a gestão e manutenção da rede.
“Este é um projeto revolucionário, de inclusão, que beneficia centenas de milhares de pessoas em comunidades carentes, e abre as portas do mundo digital para aqueles que estavam excluídos desta revolução. Nós da L8, em conjunto com grandes players internacionais como Google, Samsung, Facebook, Commscope / Ruckus, temos o maior orgulho de participar.” comenta Leandro Kuhn, CEO do Grupo L8.
Sobre a L8 Group (www.l8group.net):
O Grupo L8 é formado por 5 verticais da tecnologia: Telecomunicações, Energia Solar, Cibersegurança, Segurança Pública e Cidades Inteligentes. O intuito do grupo é facilitar e otimizar a utilização dessas tecnologias diferenciadas, para oferecer soluções com valores agregados aos clientes. O grupo preza por inovação e materiais de qualidade, tornando-se referência no mercado brasileiro.
Foto: divulgação