Projeto doa R$ 1 milhão em produtos para levar prevenção e cuidado com a saúde pet a ONGs em todo o Brasil
Ciranda de Carinho, desenvolvido pela Organnact, já doou cerca de 10 mil produtos a 63 ONGs e vai continuar em 2022; saiba como se inscrever
O Brasil possui cerca de 30 milhões de animais abandonados por ano. O dado, que assusta, é da Organização Mundial de Saúde (OMS), e mostra o quanto essa realidade pode ser cruel com cães e gatos. Na contramão do abandono, ONGs e instituições de acolhimento somam hoje 370 unidades no país, segundo o Instituto Pet Brasil, que tentam dar conta de resolver ou minimizar o problema de parte dessa população animal. No entanto, a pandemia diminuiu significativamente o campo de ação dessas entidades, uma vez que as doações diminuíram durante esse período, segundo a pesquisa Doação Brasil, coordenado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis).
E quando se fala em doações para animais, a primeira coisa que vem à mente é ração. No entanto, não é só disso que vive uma ONG e seus abrigados. E foi pensando nesse cenário todo que a Organnact, empresa que atua há mais de 30 anos oferecendo suplementação, deu início ao projeto Ciranda de Carinho. “A gente entende que como marca temos o compromisso de oferecer recursos e ferramentas para minimizar as dificuldades e obstáculos pelos quais os cuidadores passam. O projeto nasceu inspirado na nossa preocupação com a saúde animal, e nada mais justo que oferecer nossos produtos como forma de concretizar essa preocupação”, explica Nathália Tonet, gerente de marketing da Organnact.
O projeto, que destina R$ 1 milhão em produtos, já ajudou instituições em 152 cidades do Brasil e ofertou cerca de dez mil produtos, em sua maioria suplementos. “A suplementação é uma forma de oferecer mais segurança aos animais e, consequentemente, aos cuidadores. Um animal suplementado é um animal que dificilmente vai desenvolver uma doença, por exemplo, o que reduz drasticamente gastos com consultas, medicamentos, entre outros. A cultura da suplementação deve existir como forma de melhorar a qualidade de vida tanto dos pets quanto dos tutores”, reforça Nathália.
Para quem recebe as doações, um simples gesto pode fazer muita diferença no dia a dia. É o caso da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais, a Apipa. A ONG, que fica em Teresina, no Piauí, possui 170 cães e 66 gatos acolhidos e atua há 12 anos na cidade. “Por mês, são consumidos aqui na nossa instituição 1.200kg de ração e cerca de 800 litros de material de limpeza. Nossos gastos são muito altos com produtos básicos. Quando se fala em cuidar da saúde dos animais então, acaba ficando mais difícil. A gente ficou muito feliz de receber essa doação, pois demonstra o carinho que a marca tem com os pets”, conta Daniela Ramos, presidente da instituição. A Apipa recebeu mais de 200 itens entre suplementos, petiscos, e outros.
Madrinha de peso
Como forma de divulgar e ampliar o projeto, a Organnact chamou para apadrinhar o projeto Angélica e sua cachorra Gringa. Embaixadoras da marca, as estrelas da família Huck são entusiastas do projeto e vêm divulgando nas redes o projeto. A ideia é movimentar entidades que queiram e precisem receber as doações. “Nossa ideia é que em 2022 o Ciranda de Carinho não só se torne conhecida. O que nós queremos mesmo é atender o máximo de entidades possíveis, independentemente do porte da instituição. Esse é um projeto que nasceu e não tem hora para acabar, afinal, está no nosso DNA oferecer carinho aos pets”, afirma a gerente de marketing.
Como participar
Para fazer parte dessa Ciranda, é possível que entidades e cuidadores independentes façam o cadastro no site do projeto fornecendo dados de contatos, assim como a quantidade de animais atendidos. Também é possível indicar um projeto para receber as doações. Ainda, na página do Instagram do projeto é possível utilizar filtros do projeto como forma de divulgar e popularizar a iniciativa.
Sobre a Organnact
A Organnact é uma empresa que oferece soluções para a saúde animal. Com 30 anos de história, a marca acumula hoje 34 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil comercializando suplementos para cães, gatos, cavalos e outros animais. A empresa, fundada pelo médico veterinário Dr. Antônio Roberto Bacila em 1991, já viu todo seu estoque e fábrica serem devastados por um incêndio em 2004, e ainda assim, conseguiu alcançar projeção nacional oferecendo inovação e prevenção para animais de pequeno e grande porte em geral. Com sede em Curitiba, hoje possui uma sólida rede de distribuidores com 550 consultores de negócios e um time com mais de 110 veterinários e zootecnistas atuando em campo. Internamente, conta com aproximadamente 300 colaboradores e um portfólio com mais de 160 produtos, desenvolvidos em laboratório próprio. Mesmo sem possuir um e-commerce, a empresa vê sua participação crescer 5 vezes mais do que a previsão do segmento. A Organnact vem buscando um reconhecimento de mercado e, em 2021, foi uma das participantes do BBB, além de apostar na apresentadora Angélica e sua Goldendoodle Gringa como embaixadoras da divisão pet e no cantor Mano Walter na divisão de equinos. A marca é responsável pelo projeto Ciranda de Carinho, em que realiza a doação de suplementos para diversas ONGs no Brasil.