.Blog noar

29 jun

Vale da Música receberá músicos, estudantes e professores durante circuito off da Oficina de Música

O Palco Flutuante da Ópera de Arame, mais uma vez receberá o circuito off da Oficina de Música. Serão dez dias de apresentações entre 1º e 10 de julho com uma programação especial todos os dias. O Vale da Música, festival permanente de música instrumental, apresentado pelo Bradesco e com realização da Futura Fonte em parceria com a DC Set Group, tradicionalmente realiza um intercâmbio cultural com a Oficina de Música, que está em sua 39ª edição. A ideia é trazer ao público que frequenta a Ópera a oportunidade de conhecer grandes nomes que passam pela Oficina, que é uma das mais tradicionais do país.

“Para o Vale da Música é uma honra fazer parte deste intercâmbio. A Oficina tem um papel muito relevante e está relacionada com o nosso propósito, que é o de movimentar a cena musical brasileira”, conta Alana Alboitt, coordenadora de marketing Futura Fonte. Entre os músicos e bandas que fazem parte da Oficina e se apresentarão no Palco Flutuante estão Glauco Solter, Gustavo Kraemer, Mário Conde, André Ribas e Leonardo Santos, Denis Mariano Quarteto, Daniel Migliavaca e Nábio Rodrigues, Serra Acima Trio convida André Ribas, Pedro Silva e três no choro. Para saber os horários de todas as  apresentações, basta acompanhar o Instagram do Vale da Música (@festivalvaledamusica).

A Oficina de Música é uma das mais tradicionais do país e é a primeira vez que ela acontecerá durante o inverno. Além do Palco Flutuante no Vale da Música, serão mais de 100 atrações para assistir e entre os grandes nomes da Oficina estão Toquinho – que inclusive se apresentará no palco da Ópera de Arame -, Renato Borghetti, Danilo Caymmi e Claudio Nucci, Spok Frevo e um show de encerramento com a baiana Margareth Menezes.

Saiba mais sobre os artistas que estarão no Palco Flutuante:

 André Ribas e Leonardo dos Santos

André Ribas e Leonardo dos Santos trazem, através da combinação formada pelos instrumentos “primos” Acordeon e Harmônica Cromática, uma abordagem sobre o reportório brasileiro, influenciados pelas suas vivências musicais e explorando essa sonoridade única que esses dois instrumentos juntos proporcionam.

Denis Mariano Quarteto

Denis Mariano Quarteto apresenta um show rico em sonoridades e ritmos do Brasil, com composições dos álbuns Brisk e Percuteria, além de clássicos da música brasileira.

Denis Mariano: bateria, Sérgio Monteiro Freire: saxofones, André Machado: guitarra e Igor Loureiro: baixo

Daniel Migliavaca e Nabio Rodrigues
O bandolinista Daniel Migliavacca e o violonista Nabio Rodrigues se encontram para apresentar um repertório que transita especialmente entre o samba e o choro passando por composições de Daniel, sempre com arranjos próprios.

Serra Acima Trio convida André Ribas

O instrumental de violas Serra Acima Trio convida o Acordeonista e Compositor André Ribas para um show especial no qual exploram sonoridade da viola e acordeom dentro do universo dos ritmos fronteiriços, folclóricos e de clássicos da Música Popular Brasileira.

Mario Conde
Mario Conde, músico, compositor, arranjador, multi-instrumentista de cordas. Com três CDs e um DVD autorais, integrante da Orquestra à base de Sopros de Curitiba. Com mais 35 anos de carreira, passando por grupos como do trombonista Raul de Souza, Grupo Sotak, o antológico Impacto Impar, Dr. Cipó e Na Tocaia, todos com registros fonográficos no Brasil e na Europa.

Pedro Silva

Pedro Silva é guitarrista, violonista e educador musical. Reside em Itajaí, Santa Catarina. Como instrumentista já atuou em diversos trabalhos dos mais variados estilos e, atualmente, vem desenvolvendo projetos voltados ao Jazz e Música Instrumental Brasileira, com formações de Duos, Trios e Quartetos. No repertório, o artista carrega clássicos da música brasileira e standards de Jazz.

Gustavo Kraemer

Gustavo Kraemer é compositor, educador musical, arranjador, instrumentista com pós-graduação em Música Popular Brasileira pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ), e passagem pelo Conservatório de Tatuí (SP), onde estudou Piano com foco em Jazz e Música Brasileira. Além do trabalho solo que leva a sua assinatura, atua como Diretor Pedagógico da casa de cultura Instituto Casa Nobre, na Guarda do Embaú (SC) e como jovem compositor sinfônico apoiado pela International Brazilian Ópera Company, de Nova York(EUA).

Nascido em Dourados (MS), Gustavo ampara sua pesquisa e produção musicais nas travessias que realiza por distintos territórios culturais, numa cartografia que abrange tradições da música popular brasileira, da música sinfônica mundial, do jazz americano e do cancioneiro folclórico sul-americano.

Glauco Solter

GLAUCO SÖLTER é baixista nascido em Cascavel (PR), radicado em Curitiba e atualmente morando (também) em São Paulo. Toca e grava regularmente com diferentes trabalhos no Brasil e exterior. Por mais de 15 anos acompanhou e dirigiu o grande trombonista Raul de Souza. Tem seu trabalho autoral com 5 CDs lançados, além de fazer parte dos grupos “Mano a Mano Trio”, “Duo Bandolaxo” e “Projeto Cataia” (com Arismar do Espírito Santo). Já trabalhou com nomes como João Bosco, João Donato, Ron Carter, Badi Assad, Richard Bona, Toninho Horta, entre outros. Frequentou a Berklee College of Music em 1999. Antes disto havia tocado com seu trio no Montreux Jazz Festival e lançado nacionalmente um CD com o grupo de música instrumental NaTocaia. Atua também regularmente como professor, arranjador e produtor cultural. Acaba de lançar o livro Levadas Brasileiras, sobre a história do baixo no Brasil.

Três no choro

Formado por Marcela Zanette (flauta transversal), Carla Zago (violino) e Renan Bragatto (acordeom). Para construir sua sonoridade o grupo mergulha num repertório que além do choro inclui o baião, frevo, valsa e samba. Visitam a obra de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Luiz Gonzaga e composições próprias, valorizando a tradição e buscando novas possibilidades sonoras.

Serviço:

Circuito Off da 39ª Oficina de Música de Curitiba

Data: 01 a 10 de julho de 2022
Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto.
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.

Mais informações sobre as apresentações: @festivalvaledamusica

Bradesco e a cultura

Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. Assim como o Teatro Bradesco, muitas instituições e espaços culturais apoiados pelo banco promoveram ações para que o público possa continuar se entretendo – ainda que virtualmente – durante a pandemia da Covid-19. O banco também lançou o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição, como um vídeo apresentação sobre o Vale da Música, mostrando o dia a dia do projeto até 2020 e as adaptações realizadas no período da pandemia, tudo para que o público possa visitar e desfrutar do local com tranquilidade e segurança. Visite em cultura.bradesco.

Sobre a Futura Fonte
Proponente do Vale da Música, a Futura Fonte é especializada em iniciativas que fazem da cultura um instrumento de formação e valorização do indivíduo. O grupo realiza eventos e também atua de forma constante na promoção de ações de responsabilidade social conectadas à música, como a associação com a ONG internacional Playing For Change. No Parque das Pedreiras é um dos parceiros da DC Set Eventos na realização de eventos culturais no complexo.

Sobre a DC Set Group

Fundada em 1979, a DC Set Group reúne empresas e iniciativas ligadas à cultura e esporte em oito verticais de negócio. O grupo atua como um hub de inovação em entretenimento, sendo uma das pioneiras em gestão de talentos, festivais de música e shows internacionais, além da realização de exposições e espetáculos artísticos; palestras e conferências; gestão de espaços; produção de conteúdo e organização de ligas e competições esportivas.