Receitas de comidas caseiras para pets? Os perigos dos vídeos que ensinam a preparar pratos para os pets
Dieta natural vem se popularizando e cada vez é mais frequente encontrar canais na internet que divulgam receitas feitas em casa
Uma simples busca na plataforma de vídeos mais famosa da internet mostra a realidade: a alimentação natural para pets está mesmo em alta. São inúmeros os vídeos que ensinam tutores a prepararem uma dieta natural para cães e gatos e até mesmo tutoriais que mostram como montar um negócio de marmitas naturais para pets. Num primeiro momento, pode até parecer atraente – e bem mais econômico – conseguir cozinhar em casa para os pets. Mas é preciso tomar cuidado. “É possível fazer em casa uma dieta saudável e balanceada? Sim, claro que é. Mas para isso é preciso contar com a orientação de um profissional especializado e, principalmente, levar em consideração as particularidades de cada animal. Esse é o principal risco, o fato de que muitos vídeos e influenciadores acabam generalizando e, sobretudo, não têm conhecimento técnico para essa preparação”, conta a veterinária Marina Tiba, que também é gerente de produtos na Organnact, empresa que desenvolve suplementação para pets.
Entre os maiores perigos da elaboração de uma dieta sem o acompanhamento de um profissional estão o uso de alimentos que podem ser tóxicos para os animais. Isso porque as substâncias existentes em alguns alimentos podem atuar como um veneno para cães, por exemplo. “Não é porque estamos falando de alimentação natural que podemos oferecer qualquer comida para os pets. A maioria dos temperos que utilizamos na nossa dieta não podem ser oferecidos para os animais, assim como algumas frutas e tipos de carnes também não”, conta Marina.
Além do risco de uma intoxicação, ainda é preciso considerar o risco da obesidade. “Hoje a obesidade é comprovadamente uma das maiores causas na diminuição da longevidade do pet. Cães ou gatos obesos podem viver uma média de 30% menos que os outros, por isso a oferta de petiscos, mesmo que eles sejam naturais, deve ter o acompanhamento de um médico veterinário ou zootecnista”, conta ela. O fato é que a cada vez mais as pessoas estão buscando a alimentação natural, e em tempos de tutoriais e influenciadores é preciso estar atento ao conteúdo que está sendo consumido, literalmente.
Como saber no que confiar?
Para quem aposta na alimentação natural e está em busca de uma relação diferenciada com a dieta dos seus pets, é importante estar atento à participação de médicos veterinários na elaboração da dieta. Especialmente médicos veterinários ou zootecnistas especialistas no assunto. “A alimentação dos animais também deve ser equilibrada, balanceada e de quebra conter nutrientes que ajudem na suplementação que cães e gatos precisam. Não faz nem sentido mais pensar somente em rações secas, quando a gente pensa que originariamente, em seus habitats naturais, animais consumiriam proteínas oriundas da caça, por exemplo”, reforça a veterinária.
Entre os principais benefícios desse tipo de alimentação, é possível citar um maior consumo de água, pois a alimentação natural oferece alto teor de umidade, evitando assim doenças renais, que são extremamente comuns em cães e sobretudo em gatos. Para quem quer ter certeza que a dieta natural oferece todos os nutrientes necessários, o mais garantido é recorrer a marcas que oferecem alimentação natural sem conservantes. A Organnact recentemente lançou a linha Be Nature de alimentação natural para cães e gatos, desenvolvida por especialistas e que utiliza uma técnica especial de cozimento garantindo até 24 meses de validade sem o uso de conservantes. “Quando a gente pensou no lançamento deste produto, pensamos em algo que atendesse todas as fases de vida, com níveis adequados de fósforo e que utilizasse somente ingredientes da cadeia de alimentação humana, ou seja, proteínas nobres e ingredientes frescos. Além disso, toda a dieta foi formulada por médicos veterinários nutricionistas seguindo recomendações da Federação Europeia de alimentos, a Fediaf”, diz Marina.
Além disso, a Organnact optou por uma produção responsável com a economia local e o meio ambiente, trabalhando com produtores locais e reduzindo assim a emissão de carbono durante o transporte dos ingredientes para a fabricação. “É com certeza o futuro da alimentação para pets. Uma alimentação responsável, natural e que contribui com o meio ambiente. Além disso, é um produto altamente palatável, que pode ser oferecido para animais em recuperação de alguma intervenção ou convalescentes”, finaliza a veterinária.
Sobre a Organnact
A Organnact é uma empresa que oferece carinho para os animais e suas famílias. Estamos há mais de 30 anos produzindo o que há de melhor em suplementação para cães, gatos, cavalos e outros animais. Todos os produtos e serviços da Organnact oferecem experiências que aprofundam e fortalecem laços, nutrindo animais mais saudáveis e relações mais duradouras. Temos como missão oferecer nutrição e saúde para as famílias multiespécies, que pode assim ter mais qualidade de vida e, por consequência, mais momentos inesquecíveis.