COMUNICAR É MAIS DO QUE FALAR! SUA MARCA SE COMUNICA?
Comunicação não se resume apenas a falar. Na verdade, a comunicação é um processo complexo que envolve uma variedade de habilidades e competências. Muitos pensam na comunicação apenas como a capacidade de expressar ideias e opiniões de forma clara e persuasiva. No entanto, se comunicar também envolve ouvir ativamente, entender as emoções e perspectivas dos outros, ser capaz de ler e interpretar a linguagem corporal e ainda – na profissão da comunicação social – compreender essas funções em imagens.
Neste conteúdo, trazemos algumas reflexões sobre esse assunto. Afinal, a comunicação de uma marca é uma construção que envolve não só jornalistas, redatores, publicitários e marketing, mas também – e especialmente – quem está por trás da marca. Você já pensou em como a sua marca se comunica?
Falar, todo mundo fala! Uma marca precisa se comunicar
Basta dar um Google em “o que é comunicação” e encontramos que ela está dividida em:
– a comunicação verbal;
– a não verbal (pelos gestos, nossas expressões, tom de voz, visual)
– a comunicação através da escrita.
Para uma marca, utilizar a comunicação a seu favor é justamente utilizar esses três pilares de maneira coerente. Ou seja, não basta que fale-se bem (na comunicação verbal) para que uma marca tenha prestígio, seja conhecido… É preciso também que ela – a marca – se comunique sozinha. Por si só. Nesse sentido, este é um trabalho importante dos profissionais que trabalham diretamente com a marca e com sua imagem, observar o que ela comunica e o que ela não comunica.
Para se comunicar, uma marca precisa de um plano. No texto “Como melhorar o alcance da sua marca em 2023” discorremos sobre alguns pontos e um deles é primordial: o planejamento de comunicação. Destacamos o trecho seguir:
Após traçar o objetivo principal da sua marca (ou objetivos) é necessário planejar. E isso inclui colocar no papel todas as ideias e como elas serão desenvolvidas.
Quando o foco é reforçar uma marca/imagem, é importante que a comunicação faça parte das estratégias estabelecidas por uma empresa.
Quem é visto, é lembrado?
Para além de conferências, entrevistas e eventos, sua marca pode e deve ter um trabalho de comunicação constante. Isso porque não basta estar presente, se fazer “ser visto” se essas ações não estiverem de acordo com o seu objetivo principal. E este pode ser desde de reconhecimento no mercado até mesmo referência dentro de um público-alvo. Sim, este é um dos trabalhos desenvolvidos – principalmente – pela assessoria de imprensa e que, se utilizado em conjunto com as demais atividades de comunicação obterá ainda mais resultados.
Assim, pode-se levar em conta o trabalho de marketing, comunicação interna e mídia que, em um cenário perfeito, estarão alinhados com a assessoria de imprensa. Por isso é tão importante que os gestores de uma marca tenha o planejamento de comunicação bastante claro para seguir os passos pré-definidos. É a partir deles que cria-se também um padrão de comportamento (para os setores de atendimento e comercial, por exemplo) que nada mais é que um plano de ação e atividades.
Alguns deles são:
– como se portar diante de situações adversas (quem responde, como responde, por escrito?, imagem?);
– qual o tom de voz utilizado para conversar com o público;
– quem é o responsável por comunicar sobre qual assunto;
– quais palavras/termos não devem ser associadas à marca;
– como a marca quer ser lembrada.
Comunicação é a estratégia
Se você não falar sobre você, mostrar o que deve ser mostrado e dizer o que precisa ser dito, os outros falarão o que bem entendem e certamente você terá impactos sobre o seu negócio.
A comunicação é fundamental para qualquer marca, independentemente do tamanho ou do setor em que atua. Uma comunicação eficaz pode ajudar a criar uma conexão emocional com os clientes e a estabelecer a identidade da marca no mercado.
Quando uma marca usa a comunicação de maneira estratégica ela:
- Constrói relacionamentos: a comunicação permite que as marcas construam relacionamentos mais fortes com seus clientes. Quando a marca se comunica de forma clara e consistente, ela ajuda a construir a confiança e a fidelidade do cliente.
- Estabelece sua identidade: quando eficaz, a comunicação auxilia a estabelecer a identidade da marca e a diferenciá-la dos concorrentes. Através da comunicação, uma marca pode transmitir sua história, valores e personalidade, criando uma conexão com seu público.
- Se posiciona no mercado: parece óbvio, mas o óbvio também precisa ser dito! Quando uma marca se comunica de forma clara e consistente, ela pode criar uma imagem positiva na mente dos consumidores e se destacar ainda mais.
- Melhora sua reputação: quando se comunica de forma transparente e aberta, pode construir a confiança dos consumidores e gerenciar sua percepção pública.
- Observa o crescimento do negócio: uma comunicação eficaz impulsiona o crescimento do negócio. Ao usar a comunicação de forma clara e persuasiva, uma marca pode influenciar a decisão de compra dos consumidores e aumentar as vendas.
Por fim, não deixe de falar de você e da sua marca, porém faça mais do que falar: comunique-se!
Para tanto, conte com os profissionais adequados. Para assessoria de imprensa e produção de conteúdo, conte com a NoAR Comunicação.