.Blog noar

16 jun

Final de semana junino com quentão, pinhão e muito forró no Vale da Música

Programação do Palco Flutuante dos dias 17 e 18 vai homenagear São João

Para quem está sem opção de programação para este fim de semana que promete ser frio, que tal se aquecer curtindo um belo final de semana junino? O Vale da Música – Festival Instrumental de Curitiba, projeto localizado na Ópera de Arame e apresentado pelo Bradesco, vai homenagear o São João neste sábado (17) e domingo (18). No famoso Palco Flutuante, muito forró, folguedos, xote com a participação de Xaxados e Perdidos, Acordeom Brasileiro Trio, Pé de Moleque Quarteto, Triska Quarteto, Trio Fole Variado e Radiola de Ficha.

A programação acontece das 10h às 18h, e no restaurante do local será servido um cardápio típico, com pinhão, quentão, canjica e outros quitutes juninos.

Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita (exceto feriados).
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.

Saiba mais informações sobre a programação:

 

17/06/2023 Xaxado e Perdidos Repertório Junino 10h
  Acordeom Brasileiro Trio Música Brasileira / Forró 12h40
  Pé de Moleque Quarteto Repertório Junino – Folguedos, Forró, Xotes 15h20
18/06/2023 Triska Quarteto Folk/MPB/Regional 10h
  Trio Fole Variado Forró de 8 baixos 12h40
  Radiola de Ficha Forró 15h20

Sábado (17/06)

10h – Xaxados e Perdidos

Projeto dos músicos Marcel Cruz, Matheus Braga e Toni dos Anjos voltado para a música regional nordestina. Com um repertório composto de xotes, forrós, maracatus e baião, o trio – que dessa vez contará com a participação do percussionista Leon Adan –, vai fazer o Vale virar um verdadeiro arraiá nordestino!

12h40 – Acordeom Brasileiro Trio

O Acordeom Brasileiro Trio traz a diversidade da música produzida pelos acordeonistas compositores brasileiros. O projeto é resultado de uma pesquisa com músicos de várias regiões do país que resultou no livro de entrevistas e partituras “Acordeom Brasileiro”, lançado em 2018, onde foi possível conhecer as diversas estéticas da produção musical autoral para acordeom.
O show é apresentado por Marina Camargo no acordeom, Marcelo Pereira no baixo e Fábio Charvet na bateria, e traz arranjos inéditos das composições para essa formação. O repertório conta com músicas de Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Luciano Maia, Gabriel Levy, Beto Hortis, Alessandro Kramer, Marcelo Caldi, Luiz Carlos Borges, Edith de Camargo, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon, além de composições autorais. Ritmos como xote, milonga, baião, valsa, frevo e chamamé estão presentes com uma nova roupagem, retratando uma nova forma de compor e executar o acordeom atualmente.

15h20 – Pé de Moleque Quarteto

O Pé de Moleque Quarteto representa o universo das festas juninas com música instrumental.  Sanfona, viola caipira, baixo e bateria executados por músicos de renome na cidade viajam pela música caipira, forrós, xotes, arrasta-pés, quadrilhas com muita descontração. Com Ary Giordani na safona, Du Gomide na viola caipira, Luís Otávio no baixo e Denis Mariano na bateria, o quarteto irá garantir clássicos e diversão para o público do Vale da Música.

Domingo 18/06

10h – Triska Quarteto

O show Viola Fora de Moda apresenta diversos clássicos tradicionais da música regional brasileira em versões instrumentais e temática junina, com a formação de violão, viola caipira, acordeom e percussão. João Triska é um cantor, compositor e violeiro paranaense premiado por diferentes trabalhos que exploram a estética musical sul-americana, tendo divido o palco com grandes artistas da música brasileira e feito turnês pela Europa apresentando a latinidade do Sul do Brasil.

12h40 – Trio Fole Variado 

Fole Variado é um grupo de forró que surge a partir do encontro dos paranaenses Lucas Sequinel (voz e oito baixos) e Luam Clarindo (voz e zabumba), do pernambucano Leon Adan (voz, triângulo e pandeiro) e do paraense Fernando Vahia (violão 7 cordas).
O grupo tem desenvolvido pesquisas acerca da sanfona de oito baixos, esse pequeno acordeon primitivo que chegou ao Brasil no final do século XIX e apesar de ter sido pioneiro no desenvolvimento de gêneros como o forró no nordeste e a música nativista no sul do país, foi ficando de lado na prática de novos instrumentistas com a difusão do acordeon de teclas de 120 baixos. Também chamada de “acordeon diatônico”, esse instrumento é um dos elementos integradores entre a cultura popular do Nordeste e da região Sul do país. O Fole Variado, além de ter como referência grandes nomes da cultura popular como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, recebe a influência dos mestres do fole de oito baixos, tais como Zé Calixto, Abdias, Arlindo, Heleno, Luizinho Calixto, Tio Bilia e Renato Borguetti. Ademais, o grupo possui ainda influências de outros gêneros da cultura popular nordestina – como o coco, as bandas de pífano e o maracatu – e da cultura sulista – como a milonga, o fandango, o chamamé e o vaneirão.

Radiola de Ficha

Música Nordestina à gosto do freguês. Uma viagem no tempo e tradição popular brasileira, com muito cuzcuz e baião.