.Blog noar

9 ago

Saiba como utilizar a tecnologia na Auditoria Jurídica

O uso de Legal Analytics no levantamento de dados otimiza a gestão do contencioso, minimiza os riscos e favorece as medidas preventivas dentro das empresas

Cada vez mais comum dentro das empresas, a auditoria jurídica tem se mostrado uma importante ferramenta na gestão empresarial, proporcionando uma avaliação imparcial e objetiva dos processos legais, práticas de conformidade e gestão de riscos, uma vez que apresenta uma análise criteriosa e detalhada dos procedimentos internos e se eles são conduzidos de acordo com regulamentações e legislação vigentes. Porém, muitas vezes este levantamento só é possível com o uso de soluções tecnológicas. 

“A combinação da expertise humana com as soluções tecnológicas resulta em auditorias jurídicas mais eficientes, precisas e abrangentes. À medida que a tecnologia continua a avançar, as auditorias jurídicas se tornam cada vez mais adaptáveis e capazes de fornecer insights valiosos para aprimorar a gestão jurídica”, destaca Vanessa Louzada, CEO da Deep legal, lawtech especializada em inteligência de dados e gestão preditiva.

Ela ressalta que é cada vez maior o número de escritórios e departamentos jurídicos que recorrem à tecnologia para agilizar a extração dos dados públicos disponíveis nos tribunais e que a aplicação dessas ferramentas não se restringe mais apenas aos grandes litigantes. “O uso de Legal Analytics na auditoria jurídica vai muito além da volumetria de processos e tem sido usado por empresas de todos os tamanhos. Após a coleta e a organização dos dados, o jurídico tem uma visão melhor de sua carteira e, assim, pode ter insights para melhorar a gestão”, afirma.

Além do saneamento da base, o uso da inteligência artificial pode processar grandes volumes de informações legais, identificando padrões e tendências que seriam difíceis de serem percebidos manualmente, o que auxilia a equipe de auditoria a avaliar decisões mais precisas e seguras, com embasamento jurídico. Essas informações detalhadas e atualizadas, ainda podem ser filtradas pela recorrência, regiões geográficas ou cidades em que há mais ações contra a empresa, pelos resultados dos julgamentos em cada caso, entre outras informações relevantes para a gestão empresarial. Com esses dados, a equipe de auditoria pode sinalizar ao gestor, por exemplo, qual o departamento da empresa que tem gerado mais demandas para o jurídico e promover mudanças no sentido de minimizar os riscos e reduzir o contencioso das ações em tramitação.

Outra aplicação prática da tecnologia na auditoria jurídica tem relação com a carta de circularização, documento utilizado para obter evidências e confirmar informações financeiras diretamente com terceiros, como fornecedores, clientes e outros envolvidos com a empresa auditada. Ela atesta informações repassadas por terceiros, como parte do processo de auditoria, para verificar a precisão e a validade das informações e garantir a confiabilidade e a integridade dos dados, identificando ainda possíveis discrepâncias ou irregularidades que possam requerer investigação adicional.

“Muitos escritórios e departamentos jurídicos nos procuram nesta etapa da auditoria, para que possamos, a partir de nossa base de dados que conta com mais de 200 milhões de processos, confirmar se as informações relativas ao volume de processos contra uma determinada empresa são realmente verdadeiras”, destaca Vanessa Louzada. 

A análise feita pelo Legal Analytics envolve ainda a combinação de cerca de 50 mil fatores e os resultados são apresentados em gráficos com análises descritivas e preditivas que auxiliam os auditores jurídicos na formulação do plano de ação para mitigar os riscos e melhorar a governança corporativa.

 

Sobre a Deep Legal    

A Deep Legal é uma Lawtech de inteligência artificial e gestão preditiva. Utiliza sofisticadas técnicas estatísticas e avançadas tecnologias como ferramentas de Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial para coletar dados, normalizá-los e transformá-los em informação consistente a fim de criar uma nova experiência aos profissionais jurídicos na otimização do seu trabalho de modo que possam informar, monitorar, comparar e predizer carteiras de ações judiciais.  São soluções direcionadas à gestão corporativa de empresas e escritórios jurídicos que possuem volume judicial. A Deep Legal ajuda a decodificar “dados” em insights estruturados e relevantes que se transformam em decisões estratégicas, inteligentes com geração de valor para o seu negócio. https://www.deeplegal.com.br/