.Blog noar

29 jul

Olimpíadas e assessoria de imprensa: como aproveitar grandes eventos para gerar pautas na mídia?

O Brasil acompanha até o próximo dia 11 de agosto o maior evento multiesportivo do mundo: as Olimpíadas de Paris. Assim como a Copa do Mundo, este é um momento esperado a cada quatro anos pelo público e pela imprensa (boa parte dela, inclusive, se concentra na participação dos atletas em cada uma das modalidades). Os Jogos Olímpicos são um exemplo de grande evento, já esperado por jornalistas, e que pode ser um trampolim para a assessoria de imprensa fazer um bom salto e emplacar pautas.

Mas afinal, como pegar a onda esportiva e ganhar essa medalha? Ou melhor, como ter o cliente entre os assuntos tratados na mídia em um acontecimento como as Olimpíadas de Paris? Em primeiro lugar, é necessário saber que no momento de qualquer grande evento, nem sempre haverá espaço para falar exclusivamente do cliente. Mas a empresa pode ser inserida como uma especialista em algum assunto para responder alguma demanda da sociedade. Em outras palavras, pode ser a hora de algum porta voz ser entrevistado sobre o tema abordado pelo veículo de comunicação.

Abaixo, listamos cinco dicas para aproveitar grandes eventos e gerar pautas na imprensa. Confira!

1 – Analise o perfil da empresa e do evento

A empolgação para gerar pautas na imprensa em grandes eventos é natural, tanto por parte do jornalista quanto do cliente. Mas é importante a conversa entre os dois para pensar com calma se o evento (no caso, as Olimpíadas) de fato tem relação com os assuntos empresariais. Não adianta ter a boa intenção e não ter como se inserir em um assunto macro, como é o caso das olimpíadas. Caso não haja relação entre a empresa e o tema, é melhor estruturar o planejamento sem pensar no evento.

2 – Pense no planejamento em todas as etapas do evento

Depois dessa análise, é necessário pensar em formas de emplacar pautas antes, durante e depois do evento. É claro que nem sempre há possibilidade de a empresa se inserir em todas essas etapas, ou mesmo não existe a necessidade disso (a depender do cliente e do assunto tratado). Mesmo assim, o planejamento serve exatamente para que a assessoria de imprensa tenha o pensamento mais assertivo na produção das pautas e no encaminhamento para os veículos de comunicação.

3 – Considere assuntos hard news

Um evento como as Olimpíadas de Paris significa que a todo momento são feitas novas notícias sobre as competições e medalhas. Isso não significa que a assessoria precisa também produzir releases com a mesma dinâmica. Tudo depende do perfil do evento e do cliente. Mas estar atento às notícias que saem sobre o assunto na mídia é uma forma de não deixar o adversário da raia ao lado ultrapassá-lo na primeira braçada.

4 – Opte por alternativas ao releases

O release, para o assessor de imprensa, é igual aos saltos da Rebeca Andrade na ginástica artística: ambos estão, dentro de suas áreas de atuação, acostumados a fazer as duas atividades. Mas é sempre bom ter uma estratégia diferente para vencer as disputas. Enquanto a nossa ginasta pensa em como superar e vencer Simone Biles, os jornalistas da assessoria de imprensa precisam traçar suas rotas para não depender apenas dos tradicionais releases.

Algumas opções são as sugestões de entrevistas ou mesmo os artigos de opinião. Nos dois casos, mais do que a habilidade do profissional da imprensa, é importante que os clientes estejam disponíveis e preparados para expor suas impressões sobre o tema abordado no grande evento. Sem isso, a participação dele na imprensa pode não ter o resultado esperado.

5 – Pense em alternativas de veículos de comunicação

Nesses grandes eventos, é natural que os clientes queiram aparecer nos veículos de maior destaque da mídia. Mas como nem sempre isso é possível, devido à demanda por hard news da mídia que cobre os acontecimentos, é importante montar estratégias com a assessoria de imprensa para sugerir pautas para canais fora deste  circuito, em especial podcasts e videocasts. Nesses veículos, a chance de abordar assuntos de forma mais extensa e com mais liberdade para falar dos assuntos pode ser uma opção viável para os clientes que querem surfar nesta onda.

Quem saber mais e receber orientações para a comunicação de sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@noarcomunicacao.com e pelo telefone (41) 99142-2244.