Modelo de negócio imobiliário propõe união entre construtoras e imobiliárias e facilita caminho para compradores e vendedores
Construtoras de médio e pequeno porte vêm optando por lançamentos em que imobiliárias são exclusivas na comercialização de condomínios inteiros; saiba as vantagens
O que é melhor para quem quer comprar um imóvel na planta? Comprar direto de uma construtora ou de uma imobiliária? “Depende”, explica Rafael Camargo, proprietário da 7 Imóveis, imobiliária especializada em imóveis de alto padrão. “Hoje é cada vez mais comum empreendimentos em que todas as unidades de um prédio, por exemplo, são comercializadas por uma única imobiliária. É um modelo de negócio que oferece vantagens tanto para a construtora quanto para quem vai comprar um imóvel”, diz ele.
Apesar de a modalidade oferecer um estigma de que pode acarretar em prejuízo para quem está em busca de um imóvel, essa parceria vem sendo cada vez mais comum, e, segundo Camargo, esse estigma é, na verdade, um mito. “Quando falamos de grandes construtoras, pode até ser que exista essa diferenciação. Mas a realidade é que hoje existem muitas construtoras de médio e pequeno porte que, ao contarem com o suporte de uma imobiliária, podem inclusive, auxiliar na compra, em todos os aspectos”, explica Camargo.
E o cenário das construtoras que Rafael citou corrobora com essa ideia. Isso porque uma pesquisa de 2023 realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção revelou que 95% das empresas do segmento de construção civil, que engloba construtoras, incorporadoras, demolidoras, entre outras, são empresas de pequeno porte. “Uma das questões principais é o fator burocrático também. As assessorias imobiliárias trabalham exclusivamente com a questão da documentação, de acordos, necessidades, que muitas vezes as construtoras acabam não se especializando”, lembra o especialista.
A imobiliária de Rafael também vem operando nesse modelo, com, hoje, seis negócios sendo comercializados desta forma. “Três deles já foram concluídos e comercializados e os outros três estão em andamento, e o que a gente nota é que a negociação com os clientes e até mesmo o fechamento do negócio acaba sendo facilitado. Fora que a parceria entre imobiliárias e construtora é extremamente saudável para ambos os negócios”, afirma.
Entre os principais pontos positivos dessa parceria, estão a ampliação do networking para ambas as partes, um menor prazo de negociação das transações, um maior alcance de divulgação e uma chance maior de fechar negócio. “São trabalhos que uma imobiliária está totalmente habituada a executar, com corretores profissionais atuando fortemente para fechar negócios. Então, para construtoras que não têm esse expertise, é um excelente negócio, e para o cliente final, mais ainda uma vez que tem um profissional especializado cuidando de tudo”, finaliza Rafael.
Sobre a 7 Imóveis
A 7 Imóveis atua no mercado imobiliário em Curitiba desde 2018, e hoje é especialista em imóveis de alto padrão na cidade. O negócio foi fundado por Rafael Camargo, que por anos esteve à frente de grandes construtoras, incorporadoras e imobiliárias e hoje está à frente da 7I. Com mais de 40 corretores trabalhando em uma carteira de mais de 580 imóveis na cidade, a imobiliária atende também São José dos Pinhais, litoral do Paraná e Balneário Camboriú.