.Blog noar

25 ago

Dicas para ter uma assessoria de imprensa mais eficiente

Contratar uma assessoria de imprensa é imprescindível para colocar um negócio (empresa, serviço) “na mídia”. Seja para trabalhar o institucional, seja para apoiar ações de marca, a assessoria de imprensa permite que o assessorado se destaque e tenha o posicionamento adequado diante do público e, principalmente do mercado. São várias as funções e serviços que uma assessoria de imprensa pode oferecer. Neste sentido, é primordial que haja alinhamento e entendimento entre assessoria e cliente – para que as atividades desenvolvidas alcancem os objetivos desejados.

Trazemos cinco dicas para os assessorados que têm como ideia fazer desse serviço ainda mais assertivo, acompanhe!

  1. Contribua ativamente com o planejamento
    Contribuir com o planejamento é mais que aprovar o que é proposto pelo assessor de imprensa. É importante compreender que trazer ideias e percepções do que acontece no dia a dia do seu negócio fará com que a assessoria possa ter insights. Para além das reuniões, incluir contatar seu assessor semanalmente – ou sempre que necessário – faz com que o planejamento siga dentro do previsto.Aqui também vale destacar prazos. Com planejamento ajustado dos dois lados, tudo flui e a eficácia das ações tende a ser melhor.
  2. Alinhe expectativas: assessoria de imprensa não é comercial
    Embora o trabalho desempenhado na mídia possa refletir positivamente no caixa de uma empresa/marca, este não é um papel da assessoria de imprensa. O conteúdo produzido pelo assessor tem como objetivo ser incluído nas pautas das publicações (de nicho ou mais abrangentes) como uma informação e não propaganda.Quando uma marca oferece um serviço inovador – por exemplo – ele passa a ser de interesse público; é papel do assessor despertar o interesse na mídia, para que os produtores e jornalistas criem matérias que vão chegar para a sociedade.Vale ressaltar que não são só “grandes inovações” que viram notícia, o comum e rotineiro também ganham atenção quando em uma pauta bem desenvolvida a partir de um release defendido com profissionalismo pelo assessor de imprensa.
  3. Entenda que mídia segmentada também é importante
    É claro que você quer seu negócio na capa do principal jornal ou portal de notícias e, acredite, o seu assessor também. Porém, é preciso compreender que algumas pautas serão mais aceitas e terão ainda mais sucesso de inserção quando trabalhadas para veículos segmentados.O papel da assessoria de imprensa está justamente em mapear esses veículos e desenvolver relacionamento com os responsáveis por eles, e isso pode fazer você ou o negócio uma referência dentro daquele tema. O potencial do release é parte desse trabalho de segmentação, e gera menos frustrações se o assessorado tiver consciência disso.
  4. Frequência de releases é fundamental mas não garante publicação
    Saiba que para ter um release bem feito é necessário ter o que comunicar – e isso é algo que ouvir do assessor pode não agradar, mas lembre-se que ele sabe o que está dizendo! Temas muito repetitivos, abordagens que são “mais do mesmo” não despertam interesse da mídia. Existem veículos que são bastante pontuais e que depois de divulgarem um release passam algum tempo sem aceitar  sugestões de numa mesma fonte, ou seja, não adianta follow nem encher a caixa de entrada do produtor/editor.Por outro lado, manter-se relevante é primordial. Ou seja, a frequência de contato do assessor com or jornalistas por meio de releases e sugestões de pauta podem e devem acontecer dentro de um tempo que não deixe o assessorado ser esquecido. Esse é uma atividade que você pode acompanhar com seu assessor através de relatórios mensais – por exemplo.
  5. Tenha um objetivo claro
    Por fim e talvez uma das dicas mais importantes: saiba qual o seu objetivo! Apenas contratar uma assessoria de imprensa, sem conhecer os benefícios de contar com essa ferramenta dentro do seu negócio, pode ser frustrante – para as duas partes. É preciso saber o que está ao alcance desse trabalho de comunicação. O assessor de imprensa vai projetar e defender seu cliente diante desses objetivos, auxiliando para que a cada release haja mais sucesso – ou seja: muitas publicações.

Você já contratou uma assessoria de imprensa?
Tem interesse em conhecer os serviços e como essa comunicação com a mídia pode alavancar seu negócio?

Tire suas dúvidas com a NoAR!