.Blog noar

28 ago

É tempo de campanha eleitoral: saiba qual a importância da assessoria de imprensa para os candidatos

O Brasil está em plena campanha eleitoral em 5568 municípios, com milhares de candidatos a vereador e prefeito, para o pleito quer acontece no próximo dia 6 de outubro. Para alcançar a votação necessária e garantir mandato por quatro anos, a visibilidade para o público é fundamental. Isso pode parecer simples com tantas opções de redes sociais, mas, com o número grande de candidatos, ter esses canais pode não ser o suficiente para garantir os tão almejados votos. É aí que vem a importância do jornalista na assessoria de imprensa.

A função de um profissional de assessoria de imprensa na campanha eleitoral não se resume, atualmente, à produção de releases ou jornais dos candidatos. É pelas mãos desses profissional que pode ser feito todo o planejamento estratégico da campanha do candidato, que inclui o atendimento à imprensa, a produção de conteúdo, a revisão de materiais, além de toda a estratégia de mídias on-line e offline.

Abaixo listamos quatro atividades que tornam importante a presença do assessor de imprensa na campanha eleitoral. Confira!

1 – Planejamento de comunicação

Assim como acontece no atendimento ao cliente de assessoria de imprensa, na comunicação da campanha eleitoral é necessário fazer um planejamento de comunicação sobre o candidato. O primeiro passo é uma conversa aberta e franca com a pessoa que vai concorrer e seus assessores de campanha para que se saiba das prioridades, o discurso adotado, o foco nas propostas e as áreas de atuação. Dessa forma, é possível pensar em quais canais de comunicação atuar (tanto on-line quanto offline) e qual o público precisa ser alcançado.

2 – Produção de conteúdo on-line e off-line

Seja para a produção de textos para blogs, sites, redes sociais, ou mesmo para panfletos e jornais, o assessor de imprensa precisa estar por dentro ou mesmo coordenar esses trabalhos. Isso deve acontecer, é claro, sempre com profissionais especializados em cada uma das áreas – ainda que, em muitos casos, alguns profissionais possam, por exemplo, trabalhar na produção de textos para jornais impressos e também para informativos em sites dos candidatos.

3 – Contato direto com a imprensa

O envio de sugestões de pauta para as redações jornalísticas em épocas de campanha pode ser um pouco limitado. Isso acontece porque a imprensa, na campanha, precisa trabalhar com isonomia: se dá espaço para um candidato, precisa fazer o mesmo com os demais concorrentes. Ainda assim, em especial quando se trata de candidatos à prefeito, o envio de sugestões ou avisos de pauta é necessário. E a figura do jornalista entra nesta questão. Além disso, conhecer os jornalistas facilita para contornar possíveis crises, agendar entrevistas, emitir notas ou respostas para a imprensa.

4 – Mídia Training

O assessor de imprensa também pode contribuir na campanha eleitoral com o mídia training, ou seja, um treinamento para que os candidatos possam apresentar suas propostas em público, seja em uma entrevista à imprensa ou em um discurso. As técnicas de comunicação e oratória nestes momentos podem ser fundamentais e decisivas para cativar o eleitor.

 

Quer saber mais e receber orientações para a comunicação de sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@noarcomunicacao.com e pelo telefone (41) 99142-2244.