[Hospitalar] Mobilidade Humana, reabilitação infantil e próteses biônicas são tema de Simpósio da Ottobock
O evento acontece dentro da Feira Hospitalar, dias 23 e 24 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A indústria alemã Ottobock, que há 100 anos desenvolve soluções em órteses e próteses de alta performance, realiza pela segunda vez o Simpósio de Mobilidade Humana. Serão dois dias inteiros de discussões, debates e exposição de pesquisas e novidades da área de mobilidade humana, isto é, soluções de locomoção para pessoas que possuem limitações. As inscrições estão abertas.
“O simpósio é um espaço muito rico de discussão tecno científica. Convidamos para essa edição não apenas terapeutas e prescritores dos equipamentos de mobilidades de todo o Brasil, mas também estamos trazendo a discussão do setor público de direitos da pessoa com deficiência”, explica Rodrigo Moreira, Gerente de Produtos para Mobilidade Humana da Ottobock. “A escolha dos palestrantes foi feita abordando diferentes áreas de conhecimento, com o objetivo de enriquecer ainda mais essas discussões”, explica.
Abordando soluções para mobilidade de deficientes físicos em ambientes urbanos e trazendo as novidades em tecnologia e reabilitação, o Simpósio receberá profissionais de saúde de todo o Brasil. Médicos, fisioterapeutas, fisiatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros e interessados na área podem participar. O evento, que acontece nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 10h, na Expo Center Norte, em São Paulo, será dividido em quatro módulos.
Políticas Públicas para Mobilidade Humana
Para abrir o simpósio, no dia 23, quem fala sobre Políticas Públicas municipais, estaduais e federal, é Cid Torquato. Além de ser Secretário Municipal da pessoa com deficiência de São Paulo, ele também é Conselheiro do CONAD – Conselho Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Coordenador do MAIS – Movimento Acessibilidade Digital e Internet Segura.
Também do âmbito público, quem fala sobre o papel da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é a autora da Lei de Acessibilidade, Célia Leão. Paraplégica desde 1974, ela trabalha há mais de 30 anos abordando temas sobre garantias de direitos às pessoas com deficiência. Neste módulo também será abordado o papel do varejo, do comércio e da indústria na acessibilidade.
Reabilitação Infantil e atividade esportiva
Um dos destaques do terceiro módulo, que leva a reabilitação infantil como pauta principal, é a Dra. Fernanda Martins. Ela é Coordenadora da Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação do IMREA/HCFMUSP e do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio Libanês. A especialista irá aprofundar a reabilitação por meio da atividade esportiva adaptada.
Biônicas: Próteses e Órteses Neurológicas trazem Inteligência Artificial
Para encerrar, o quarto e último módulo no dia 24, traz novidades sobre órteses neuro-ortopédicas e reabilitação. Uma das palestras mais esperadas é sobre a análise biomecânica e comparativa de órteses eletrônicas, que será apresentada por Peter Kuhn. Ele é presidente da ABOTEC (Associação Brasileira de Ortopedia Técnica), formado pela Escola Técnica de Zürich. Além dele, Emerson Bovo, que é Mestre em Ortopedia Técnica pela Escola Federal Alemã de Ortopedia Técnica (BUFA), traz o que há de mais moderno em próteses e órteses desenvolvidas no mundo pela indústria líder global Ottobock.
“Hoje uma prótese é quase tão inteligente como nosso corpo biológico. Um joelho biomecânico, por exemplo, possui a resposta correta para diferentes movimentos do caminhar e correr. Se a pessoa vai descer uma rampa de inclinação de 15 graus em certa velocidade, ele vai corresponder como o nosso corpo responderia a esse estímulo. Assim como em uma topada, terá uma reação controlada e não irá jogar simplesmente a pessoa no chão”, explica o profissional que também é gerente técnico da Ottobock Brasil.
A programação completa e as inscrições para o II Simpósio de Mobilidade Urbana Ottobock estão disponíveis no link: https://www.sympla.com.br/simposioottobock2019
Módulo 1: Discussão Políticas Públicas – 23 de maio – 10h às 17h45
Políticas Públicas Municipais de Atenção da Pessoa com Deficiência: Cid Torquato – Secretário Municipal da pessoa com deficiência de São Paulo, Conselheiro do CONAD – Conselho Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Coordenador do MAIS – Movimento Acessibilidade Digital e Internet Segura.
O Papel da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Célia Leão – autora da Lei de Acessibilidade, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e paraplégica desde 1974, devido a um acidente de automóvel. Ela trabalha há mais de 30 anos abordando temas sobre garantias de direitos às pessoas com deficiência.
Olhar do varejo no atendimento à Pessoa com Deficiência: Monica Cavenaghi – Vice-Presidente da ABRIDEF – Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviço de Tecnologia Assistiva, Diretora Comercial na Cavenaghi Indústria e Comércio de Equipamentos Especiais Ltda e Membro do Conselho Gestor na Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.
Políticas Públicas de Atenção à Pessoa com Deficiência: Mariana Marques – Atua desde 2016 na Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde (CGSPD/DAPES/SAS/MS).
Módulo 2: Avaliação e Prescrição de equipamentos de mobilidade
Prescrição pediátrica – Tamanho importa! – Caciana Rocha Pinto – docente do curso de Terapia Ocupacional do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
Princípios para uma (BOA) avaliação de adequação postural: Érika Teixeira, Terapeuta Ocupacional, que possui residência em reabilitação física infantil e adulta pela Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD (SP).
Lesões por pressão – prevenindo o inevitável! – Erika Tihemi Nishi – Enfermeira estomaterapeuta, que atua como enfermeira intensivista no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Avaliação e Prescrição: Tomada de Medidas para além da antropometria: Carlos Onodera, terapeuta ocupacional do Hospital Sul e empresa Expansão Laboratório de Tecnologia Terapêutica.
Módulo 3: Reabilitação Infantil – 24 de maio – 10 às 17h30
Reabilitação no amputado pré e pós protético: Marina Ceregati – Especialista em fisioterapia esportiva e fisioterapeuta da AACD Ibirapuera, atuando como terapeuta referência na reabilitação das amputações de membros inferiores.
Indicações precoces de dispositivos para crianças com paralisia cerebral: Marina Airoldi, fisioterapeuta, mestre em Ciências Médicas e diretora da ONG Nossa Casa.
Órteses Neurológicas: Emerson Bovo – mestre em Ortopedia Técnica pela Escola Federal Alemã de Ortopedia Técnica (BUFA) e gerente regional da Ottobock em Medical Care.
Módulo 4: Órteses neuro ortopédicas e reabilitação
Análise Biomecânica e Comparativa de Órteses Eletrônicas: Peter Kuhn -Presidente ABOTEC (Associação Brasileira de Ortopedia Técnica), formado pela Escola Técnica de Zürich, na Suíça e autor dos livros “As amputações do membro inferior e suas próteses” e “O pé diabético”.
Reabilitação através da atividade esportiva adaptada: Dra. Fernanda Martins – Coordenadora da Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação do IMREA/HCFMUSP, Rede Lucy Montoro e do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio Libanês, desde 2015. Ela também é responsável pelo Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular Infantil para tratamento invasivo de espasticidade e distúrbios do movimento.
Órteses de Reabilitação: Gabriel Araújo – fisioterapeuta e Supervisor de Unidade de Negócios de Próteses e Órteses da Ottobock do Brasil.
SOBRE A OTTOBOCK
A Ottobock atua há 100 anos no mercado mundial, presente em 50 países, desenvolvendo as soluções mais modernas em órteses e próteses do mundo, sendo referência na área. Por isso, também é apoiadora internacional das Paraolimpíadas, fornecendo próteses de atletas medalhistas como Daniel Dias e Vinicius Rodrigues. No Brasil, a marca possui sede em Valinhos, interior de São Paulo, e ainda quatro unidades de atendimento e cuidado ao paciente e usuário. As Clínicas Ottobock estão localizadas em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). www.ottobock.com.br