.Blog noar

22 jan

Material escolar sobe acima da inflação. Saiba como economizar

Início de ano significa um momento de grande impacto financeiro, especialmente para quem tem filhos em idade escolar. A lista de material escolar para volta às aulas significa uma boa parcela desses gastos e neste ano os pais devem desembolsar, em média, 10% a mais. A estimativa da Abfiae (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares) revela que o aumento é 2,6 vezes a inflação registrada no ano passado – 3,86%, de acordo com o IBGE.

Diante desse aumento, escolas e pais podem e devem adotar posturas para ajudar na economia. Segundo a diretora financeira da Escola Pedro Apóstolo, de Curitiba, o ideal é que a lista de material solicitado pela escola seja consciente e personalizada

“Na Pedro Apóstolo, todo dezembro do ano letivo, os professores realizam a contagem de itens que existem no almoxarifado. É levado em consideração se o material teve saída ou não.Então a solicitação aos pais é feita caso o estoque do material específico esteja baixo. Também não é necessariamente solicitado à todos os alunos o mesmo material”, explica a diretora.

Desta forma, garante Carolina, a lista de materiais torna-se justa e sem excessos. A diretora financeira ainda lista outra iniciativa que a escola pode adotar: a permissão de reaproveitamento de livros usados. “A escola não impõe restrições em relação à isso. Apenas avalia dois itens: se a edição permanece a mesma e realiza uma vistoria para verificar se as respostas e desenhos foram apagados”, comenta.

Veja agora o que os pais podem fazer para também diminuir o valor final dessa conta:

– Avalie itens de anos anteriores que possam ser novamente utilizados como tesoura, régua e mochila, por exemplo.

– Reúna pais e compre itens no atacado.

– Converse com seu filho sobre o assunto para que não haja risco de ser levado por impulso e gastar mais do que o previsto.

– Pague preferencialmente à vista. A chance e obter descontos é maior.

Sobre a Escola Pedro Apóstolo

Respeito ao próximo, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Esses foram os principais valores que inspiraram a criação da Escola Pedro Apóstolo. Vinte anos depois, a instituição orgulha-se de ter mantido seu foco e expandido sua atuação. Sediada em um terreno localizado no bairro Capão Raso, com 2.984 metros quadrados, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e oferece aulas em meio período (matutino e vespertino), intermediário e integral bilíngue.

A Escola Pedro Apóstolo foi fundada em 1997 por Odilon Augusto Paschoal e Dircea Paschoal. A ideia do casal era que a escola apresentasse um ensino no qual o aluno pudesse ser visto como único e que as habilidades dele fossem valorizadas e estimuladas por meio de aulas dinâmicas, professores capacitados comprometidos e experientes com o olhar cuidadoso e atendimento individual.

Além da formação dos alunos, a constante atualização dos professores também é uma das missões da Pedro Apóstolo. Além de valorizar profissionais altamente qualificados no mercado, a escola organiza grupos de estudo de leitura, atualidades e vivência entre os seus professores como forma de incentivo e de promover a troca de cultura e conhecimentos.

O espaço físico da escola conta com salas de aula equipadas com TV e Multimídia, laboratório de Ciências, sala de arte, sala multimídia, biblioteca, ambiente de leitura, ginásio de esportes coberto, sala de música, refeitório, parque, pátio ao ar livre, pátio coberto, brinquedoteca, parquinho de madeira, horta, jardim encantado, sala de jogos, entre outros.