O roteiro ideal para as suas fotos: conheça 3 lugares altamente instagramáveis em Curitiba
Curitiba é um grande cenário para quem gosta de encher a memória do celular de fotos; confira alguns dos mais perfeitos.
Não adianta. Se tem uma coisa que faz Curitiba ser amada por muitos são suas paisagens. A cidade não tem aquela praia paradisíaca, mas oferece muitas ruas arborizadas – hoje são mais de 330 mil árvores espalhadas pela cidade –, parques cheios de charme – 43 parques e bosques –, além de muitos locais que oferecem uma vista e tanto.
E quem gosta de fotografia sabe a importância de um bom fundo, com uma boa luz na construção de uma bela imagem. Que diga o grande fotógrafo curitibano Daniel Castellano, que tem cliques incríveis da cidade – confere o insta dele @dicastellano.
Mas não é preciso ser um grande fotógrafo pra ter um olhar especial pela cidade. Pensando nisso, montamos um roteiro especial, cheio de belas paisagens ao ar livre para inspirar quem gosta de fotografia – seja profissional ou não.
- Vale da Música na Ópera de Arame
A Ópera de Arame está entre os 5 locais mais procurados por turistas que chegam na cidade, segundo levantamento realizado pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. E não é à toa. Além da beleza exuberante do teatro, o local é repleto de mata nativa, localizado em uma antiga pedreira desativada. Recentemente, o espaço ainda vem passando por grandes transformações, como é o caso do projeto Vale da Música, festival permanente de música instrumental apresentado pelo Bradesco e com realização da Futura Fonte em parceria com a DC Set Group. O projeto oferece desde 2018 um Palco Flutuante que fica bem no meio do lago da Ópera e que recebe música diariamente das 10h às 18h.
Decks no entorno do local dão um charme ainda maior ao espaço e são o local perfeito para os mais variados tipos de fotos. O teatro, que antes não ficava aberto à visitação, agora está de portas abertas todos os dias, sendo possível subir no mesmo palco que grandes nomes da música e aproveitar cliques conceituais, clássicos e arrojados. Aos fundos do palco da Ópera, é possível encontrar o caminho da mata, um corredor de mata nativa pelo qual os artistas que se apresentam no teatro entram. O local é lindo, cheio de natureza, e um paraíso bem no meio da cidade.
Dica pro clique perfeito 1: Até o final de 2022, a exposição “Do Ritmo ao Algoritmo” com 15 painéis gigantes que recontam a história da música no mundo estarão montados no palco. Com certeza vai render muitas fotografias lindas.
Dica pro clique perfeito 2: Também, no segundo andar do teatro – onde ficam os camarotes – a linda exposição fotográfica “Afetos Urbanos e Cidades Possíveis” mostra Curitiba no olhar de fotógrafos locais. Uma excelente pedida pra quem gosta da arte da fotografia.
- Praça das Nações
Esse é outro clássico de Curitiba e que tem um visual lindo, principalmente no final da tarde. Muitas pessoas nem sabem que esse é o nome do local onde fica o famoso caldo de cana da Avenida Nossa Senhora da Luz. A praça é um local simples, mas com uma vista linda, pois fica bem acima de um viaduto, o que permite que o horizonte da cidade ganhe destaque. Recentemente, a praça passou por uma revitalização e é plano de fundo perfeito para aquela foto conceitual.
Dica pro clique perfeito: De um lado o skyline da cidade, do outro a Serra do Mar. Ainda, não perca o painel do artista Poty Lazarotto, que fica um pouco mais à frente, na parede da caixa d’água do Alto da XV.
- Bosque do Alemão
Localizado no bairro Vista Alegre, o Bosque Alemão é palco para vários cenários. Em um dos lados, flores, um pórtico inspirado na arquitetura alemã, e 38 mil m² de mata nativa que podem ser percorridos pela trilha que reconta a história de João e Maria. No meio do caminho, uma biblioteca com muitas escadas que podem perfeitamente render belos cliques, principalmente para quem busca fotos em família. Ao final da trilha, uma réplica de uma igreja presbiteriana e um mirante, com uma das vistas mais bonitas da cidade. Dá pra reservar uma tarde inteira para vários cliques.
Dica pro clique perfeito: O segundo andar da réplica da Igreja, com uma boa luz pode render fotos incríveis nas janelas.