PIX pode gerar uma economia de 36% em empresas do segmento fitness
Segundo especialistas da Tecnofit, o novo sistema de pagamentos instantâneos revolucionará a gestão de academias em 2021.
O PIX é um novo sistema de pagamento mais rápido, barato, moderno e acessível a toda a população. É uma das maiores inovações do setor bancário das últimas décadas e tem sido muito eficiente para vários segmentos comerciais, inclusive os estabelecimentos fitness. Hoje, as academias podem pagar menos taxas, correr menos risco de inadimplência, além de fazer o fluxo de caixa funcionar muito melhor com essa solução. A economia do estabelecimento pode chegar a 36% por transação, com a implementação do PIX como meio principal de pagamento.
O número de famílias endividadas com a pandemia aumentou em 6% e hoje somam mais de 11 milhões no país, segundo o levantamento da Fecomércio-SP. Quem sofre são os estabelecimentos comerciais e de serviços que possuem a forma de pagamento recorrente ou pós-paga, como é o caso das academias, segmento que foi um dos mais atingidos durante a necessidade de isolamento social. De acordo com o especialista Anderson Cichon, CTO e founder da startup de gestão fitness Tecnofit, o PIX no mundo fitness chega como uma solução de liquidez bancária.
“Com essa forma de pagamento, o gestor da empresa vai pagar menos taxas e terá menos custos para cuidar da parte financeira da empresa. Além da economia, o sistema também otimiza o serviço deixando ele mais ágil, já que ele gera um QR code para envio de cobranças ou apenas com uma chave é possível realizar a transação. Esta é feita de forma instantânea levando até 10 segundos para ser efetivada.”, explica Anderson.
Vantagens para alunos e estabelecimentos fitness
Além de aumentar a velocidade dos pagamentos e das transferências, o PIX aumenta a segurança nas transações e aprimora a experiência dos clientes. A Tecnofit é a primeira empresa de gestão fitness do país a integrar todo o sistema de pagamento ao PIX. Para Anderson Cichon, essa alternativa vai evitar mais burocracia para os clientes e também alunos dessas academias, além de oferecer diversos benefícios a todos.
Entenda a importância da chave PIX
A utilização do sistema PIX pode ajudar o fluxo de pagamentos das academias. Diferente da estrutura que se exige hoje como máquina de cartão, conta de origem, conta de destino e um processador – que conecta todos esses elementos; a chave pix só exige a criação de um código. Esse código pode ser o CPF/CNPJ, um telefone, email, ou um código alfanumérico (formado por letras e números). Essa chave pode ser cadastrada no aplicativo do banco, sendo que a pessoa física pode criar cinco chaves e a jurídica até 20. Ou seja, agora os intermediários entre as contas deixarão de ser necessários e tudo será resolvido de uma forma ainda mais rápida e direta.
O Banco Central definiu as chaves como endereços das contas neste ecossistema PIX. Com ela, a pessoa vai conseguir fazer um pagamento por transferência, sem necessariamente ter que informar o banco, a agência, o número da conta, entre outros dados que é preciso saber para fazer um DOC ou TED, por exemplo.
Sobre a Tecnofit
A Tecnofit é um sistema de gestão de negócios fitness totalmente on-line criado pelo programador Anderson Cichon e por Antonio Maganhotte Junior, sócio fundador do EBANX. Com o sistema, o gestor controla diversas áreas como financeiro, vendas, relacionamento, programa de fidelidade, agenda de turmas, fichas de treinos e muitas outras funcionalidades. Aliado a ele, existe também o aplicativo Tecnofit Gestão, que complementa a administração do negócio com total mobilidade, e o aplicativo Tecnofit destinado para o aluno, que controla ficha de exercícios, avaliação física, resultados, check-in nas aulas, contratos e renovação de planos. A empresa ainda tem outros aplicativos: o Tecnofit Box, voltado para alunos de CrossFit; e o Personal, feito para a gestão e controle para personal trainers.