Receita Digital inova e lança sua plataforma de prescrição digital para médicos veterinários
Prescrição digital totalmente gratuita, acompanhamento do histórico dos pacientes e personalização de receitas são alguns dos diferenciais
A relação médico-paciente já não é mais a mesma. A pandemia acelerou o processo de transformação mediada pela tecnologia. Como prova disso temos a aprovação da Lei da Telessaúde em 2022 e o avanço de prescrições digitais, autorizada pela Anvisa desde 2020. A novidade é que toda essa transformação não diz respeito apenas à Medicina tradicional, direcionada a humanos. Médicos Veterinários também estão se adaptando a essa realidade e, como consequência, as healthtechs estão de olho neste segmento.
É o caso da Receita Digital, plataforma de prescrição digital para médicos e cirurgiões dentistas, que hoje faz parte do grupo Consulta Remédios, e inovou ao lançar o recurso também para médicos veterinários. A ideia da plataforma é agilizar e facilitar a rotina dos profissionais, tutores e seus pets. “Nosso objetivo sempre foi transformar todas as prescrições que hoje são emitidas em papel, em receitas 100% digitais. Por isso, buscamos oferecer esta ferramenta para cada vez mais profissionais de saúde, incluindo agora o cuidado com os animais. Com a aprovação da Resolução CFMV 1.465 de 27 de junho de 2022, que regulamentou a Telemedicina Veterinária, a entrada de médicos veterinários foi um passo natural para aprimorar a plataforma”, conta Ihvi Aidukaitis, gerente executiva da Receita Digital. A plataforma que já era referência entre médicos e dentistas, agora também está se tornando popular entre médicos veterinários, e já possui fila de espera para outras especialidades.
Mas o que tem de diferente nas receitas digitais? Além dos benefícios mais óbvios, como o fim das letras difíceis de entender, ou de receitas em papel que rasgam ou se perdem com facilidade, um dos grandes benefícios da plataforma está na camada extra de segurança, que só é possível com o uso de assinaturas qualificadas (usando certificado digital ICP-Brasil) para assinar os documentos. A Receita Digital é primeira e uma das únicas plataformas voltadas para médicos veterinários a adotar este modelo de assinatura, que é considerado o padrão máximo de segurança em assinaturas digitais, e obrigatório para receitar medicamentos controlados, em especial os medicamentos de uso humano que podem ser receitados também para animais. “Com isso, conseguimos reduzir drasticamente o risco de fraudes, como receitas adulteradas ou carimbos falsificados, por exemplo. Ao fim, a experiência não muda; continua prática, segura e descomplicada”, explica a gerente.
Além da plataforma ser totalmente gratuita para médicos veterinários e também para os tutores, o uso deste tipo de tecnologia garante que o acompanhamento do paciente seja efetuado de forma mais eficiente, uma vez que os médicos conseguem consultar o histórico de todos os documentos emitidos para o animal, como receitas, pedidos de exames, atestados, declarações e outros. O profissional também pode criar seus próprios modelos de documentos, repetir uma receita emitida anteriormente, além de enviar ou reenviar o link de acesso às receitas automaticamente via WhatsApp, email ou SMS. “Em uma realidade na qual os atendimentos domiciliares de médicos veterinários estão crescendo, ou até mesmo em um atendimento remoto, como no acompanhamento de pacientes crônicos, a plataforma é a garantia de comodidade para profissionais, já que pode ser utilizada pelo computador, tablet, ou celular, além de ser uma ótima ferramenta para acompanhar a saúde dos seus pets, já que tudo está na palma da mão”, afirma Ihvi.
Solução completa para tutores
O lançamento da plataforma Receita Digital para médicos veterinários aconteceu após a startup completar seu primeiro ano dentro do grupo Consulta Remédios (CR), que é o segundo maior site de farmácias do Brasil e um dos dez maiores do mundo, de acordo com report da Similarweb divulgado recentemente. Juntas, as plataformas querem trazer ao mercado vet mais possibilidades e, para os tutores, mais economia. Isso porque ao acessar a prescrição digital disponibilizada pela Receita Digital, o tutor do animal pode completar a jornada de compra dos produtos e medicamentos diretamente na CR que, além de marketplace, funciona também como comparador de preços.
“Quando alguém vai ao médico, ou leva seu pet num veterinário, dificilmente tem tempo de parar em vários locais para pesquisar preço. As pessoas acabam parando no primeiro local e comprando, sem se preocupar com a economia. No caso da Receita Digital, o tutor do paciente pet, além de ter a facilidade de ter uma receita online, ainda consegue, em poucos cliques, pesquisar preços, realizar a compra e receber tudo em casa”, explica Paulo Vion, CEO da Consulta Remédios.
Paulo ainda alerta que a compra não é obrigatória pela plataforma, mas que o seu uso pode gerar uma economia que chega a 300%, segundo pesquisa recente do Procon-SP. “A ideia é integrar as plataformas de forma a oferecer comodidade, praticidade, agilidade e, principalmente, economia para os clientes. Tanto para medicina veterinária quanto para consultas médicas e odontológicas para humanos, nossa intenção é fazer com que as pessoas consigam ter acesso facilitado aos medicamentos, à informação e à tecnologia. Após a experiência adquirida com a pandemia, cada vez mais essa digitalização do varejo farmacêutico se faz necessária”, finaliza ele.