Restaurantes, academias, salões de beleza: pequenos e médios estabelecimentos são os mais dependentes de energia elétrica
Setor de alimentação é um dos que mais depende do consumo de energia na sua operação; pesquisa revelou que 27% não faz nada para reduzir contas de luz
Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae Mato Grosso recentemente mostrou que vem faltando informação para pequenos e médios estabelecimentos que são dependentes de energia elétrica, como restaurantes e academias, por exemplo. A pesquisa mapeou os segmentos mais dependentes de energia e revelou que formas alternativas de consumo de energia ainda são bem escassas e que 33% dos proprietários utilizam apenas a medida de orientação de suas equipes sobre redução de consumo, enquanto 27% não faz absolutamente nada para economizar.
“A grande verdade é que poucos negócios e empresários conhecem modalidades diferenciadas de geração de energia e mais ainda, muitos estabelecimentos acabam nem tendo contato com suas faturas. A pesquisa do Sebrae mostrou que a conta de luz consome uma média de 15% dos gastos de um restaurante, por exemplo. É um dado expressivo e que por si só já mostra o quanto pequenos e médios negócios ainda estão defasados quando o assunto é cenário energético”, explica Joice Bartolomeu, diretora administrativa e financeira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel do Paraná.
Mas, e como economizar? Segundo Miguel Segundo, engenheiro especialista na modalidade de geração distribuída e que é CEO da Gedisa, empresa do Grupo Ergon que atua no Sul e Sudeste brasileiro, a pergunta vai muito além de apagar as luzes em horários de pico ou apenas trocar equipamentos. “Hoje existem diversas opções para empresas. E não estamos falando de painéis solares, que nem sempre são opção para pequenos negócios, uma vez que o modelo exige um investimento alto e um grande tempo de payback, tempo esse que muitas vezes pequenos negócios nem tem. A geração distribuída na modalidade compartilhada, por exemplo, permite que pequenas empresas possam conseguir descontos imediatos sem ter que investir nada”, diz ele.
Para quem ainda não tem conhecimento dessa modalidade, pode ficar tranquilo. Aprovada desde 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, a geração distribuída teve seu marco regulatório sancionado através da Lei n.14.300 aprovada em janeiro de 2022 e que regula o mercado de micro e minigeração de energia. Na prática, são oferecidas modalidades sustentáveis de captação e geração de energia, geradas através de fontes renováveis como a solar, a eólica, de biomassa, hidrelétricas, entre outras. Além disso, a geração compartilhada pode render até 20% de desconto na fatura de luz.
“Para quem não deseja fazer um investimento mais alto, como é o caso dos painéis solares, a solução com certeza é a geração compartilhada. Isso eu digo como presidente de uma entidade que representa o setor de Bares e Restaurantes e como empresário do ramo. No meu negócio fiz a adesão dessa modalidade e consegui mensalmente um desconto que variava de 10 a 20%, é uma modalidade regulada, autorizada e que traz inúmeros benefícios”, finalizou o presidente da Abrasel e proprietário do Happy Burguer, Luis Fernando Menuci.
Sobre o Grupo Ergon
O Grupo Ergon reúne diversas empresas do setor de energia que juntas trazem a melhor solução para fornecimento de gás e energia elétrica para os clientes. Com consultores especializados, o fornecimento é definido de acordo com a necessidade individual de cada negócio ou condomínio, com uma proposta unificada seja para GLP sob medida com a Gaslog – que atua há 18 anos em SC e PR – ou fornecimento de energia elétrica no modelo de geração distribuída com a Gedisa que gera desconto de até 20% na conta de luz. Todos os serviços são prestados com a excelência de atendimento, pós-venda com consultor, atendimento ao cliente sem 0800, especialistas em medição e determinação de demanda, instalação segura e certificada. O grupo ainda possui as empresas MidService e GTec que prestam atendimento técnico e de manutenção, e Agathon e Maré em soluções para a geração de energia.