.Blog noar

24 ago

RP em eventos: como uma assessoria de imprensa pode te auxiliar

A comunicação tem inúmeras maneiras de atuar para convencer o público e posicionar uma marca. Quando falamos de assessoria de imprensa, falamos de uma comunicação ativa, em que o profissional – o assessor – já se antecipa para criar uma narrativa e, principalmente, se prepara para fornecer informações relacionadas ao seu assessorado.

Neste contexto, e diante de diversas atividades que uma assessoria de imprensa pode desempenhar, existe a relações públicas em eventos, que consiste em uma estratégia de relacionamento que pode incluir desde o contato com os veículos como também diretamente com o público.

É justamente esse o tema de hoje, como uma assessoria de imprensa auxilia e pode potencializar seu evento?
Continue a leitura.

Comunicação para eventos

É claro que não precisamos explicar o que é um evento, mas há estratégias diferentes para cada um deles. Por exemplo, um evento de lançamento é diferente de um evento de apresentação, ou ainda, um evento de encerramento é diferente de uma coletiva de imprensa – e por aí vai.

Contar com uma assessoria de imprensa é crucial para que, nesses eventos, o assessorado esteja bem orientado assim como é preciso um plano para que o evento tenha o resultado desejado. Nesse sentido, o papel do assessor pode ser desde contribuir para com o planejamento (pré-evento), executar o RP durante o evento e também acompanhar o pós. Assim, uma ação completa de RP em eventos, vai exigir do assessor e seu cliente ações que incluam conteúdo que vai desde o contato até o feedback.

Como sua assessoria de imprensa vai atuar

Com uma função indispensável, em eventos, a assessoria de imprensa contribui para a gestão da comunicação; reforçando a imagem do cliente, otimizando contatos, criando relações eficazes com os veículos e público-alvo através dos eventos. O objetivo é que, com uma assessoria efetiva, esses investimentos reverberem positivamente, impulsionando vendas e/ou reconhecimento de marca.

Listamos a seguir algumas das atividades que a assessoria de imprensa desempenha no RP de eventos:

1. Divulgação pré-evento

É nesse momento que a assessoria de imprensa vai pulverizar a informação, construir mailing de convidados adequados para o evento, levando em consideração o fit com veículos em potencial; vale contar que com notas de pré-vento, o assessor pode distribuir também press kits e convites (isso depende da estratégia adotada) e que, a partir desse contato, inicia-se uma linha de comunicação que deverá ser seguida até o pós-evento.

2. Contato direto com mídia e veículos

Ao alinhar os passos de divulgação, o assessor de imprensa vai intermediar o contato entre imprensa e seu assessorado. É neste momento que a assessoria de imprensa pode identificar oportunidade como: entrevistas, agendamento de cobertura do evento, etc.

3. Direcionais (media training)

Com o pré-evento ainda em pauta, a assessoria pode e deve direcionar seu cliente para que ele esteja preparado para o evento em si. Coletar as melhores informações e prever eventuais imprevistos que podem surgir.

4. Evento, ação em tempo real:

É aqui que a assessoria de imprensa desempenha diversas funções que serão essenciais para o sucesso do evento.

4.1: Entrevistas: o assessor é quem alinha qual veículo e/ou jornalista terá acesso ao assessorado, assim como entender e pré-combinar qual será o conteúdo abordado;
4.2: Gerenciamento de crise: imprevistos acontecem. Contar com um profissional que saiba como lidar com situações adversas é muito importante. Isso porque, o papel do assessor de imprensa será contornar a situação da melhor maneira e comunicar de forma assertiva;
4.3: Cobertura: uma assessoria de imprensa poderá ser responsável também por cobrir o evento para o cliente, isto é, fazer publicações em redes sociais, contratar fotógrafos para registrar entre outros;
4.4: Networking: para além do relacionamento com a imprensa, o PR em eventos consiste também em identificar relacionamentos em potencial. Portanto é preciso que o assessor saiba as pessoas de interesse que estão na lista do seu assessorado. Proporcionar encontros e apresentações faz parte da atividade que o profissional irá desempenhar durante o evento.

5. Pós-evento

Uma das etapas mais importantes é a que acontece após o evento. É aqui que o assessor vai coletar feedbacks, monitorar/acompanhar a cobertura midiática e ainda mais, junto ao assessorado, avaliar como foi o evento. Comparar o que foi planejado com o que foi executado e por fim, apresentar um relatório.


Em muitas ocasiões, a assessoria de imprensa será uma “das pernas” para manter uma estratégia de comunicação ficar de pé. Quando um evento é pensado, muitas expectativas são colocadas à prova, e é justamente para cumprir e entregar o melhor desempenho para o assessorado e/ou sua marca que uma assessoria vai atuar com competência e experiência de mercado.

Em suma, para quem quer obter bons resultados e sucesso em eventos será preciso contar com uma equipe de profissionais, e saber como conduzir o passo a passo, além dos tempos e movimentos de um evento será uma tarefa para o seu assessor de imprensa!

Se você se perguntou se a NoAR Comunicação oferece esse serviço, a resposta é sim!
Entre em contato conosco.