Show Rural terá soluções de energia solar para o Agro
Pelo segundo ano seguido, L8 Energy participa do evento e apresenta as inovações para os sistemas fotovoltaicos em propriedades rurais
As soluções tecnológicas para geração de energia solar no campo serão levadas à edição 2023 do Show Rural Coopavel, entre 06 e 10 de fevereiro, em Cascavel (PR). Considerado um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, o Show Rural reúne empresas de todo o país, que apresentam as principais tecnologias, pesquisas e inovações para o setor. Uma das expositoras será a curitibana L8 Energy, especializada na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos, que participa do evento pelo segundo ano seguido.
De acordo com o diretor da empresa, Guilherme Nagamine, o foco será no consumidor final, para atender a necessidade de energia elétrica no campo e mobilidade elétrica. “Neste ano o nosso carro-chefe será o Sistema Gerador Fotovoltaico, para instalação de usinas em propriedades rurais. Convidamos integradores parceiros para atuarem conosco na feira, assim, além de conhecer a tecnologia, o visitante poderá sair de lá já com o projeto, orçamento e contrato concluídos”, destaca.
Guilherme Nagamine explica que, apesar de serem grandes consumidores de energia elétrica, muitas propriedades rurais enfrentam dificuldades de abastecimento e em muitas localidades a eletricidade nem chega. Por isso, a energia solar se apresenta como uma solução para essas regiões onde a eletricidade convencional é inviável ou com problemas na distribuição de energia. “Muitos produtores rurais ainda dependem de geradores a combustível fóssil para garantir a sua produção. Além de reduzir os custos com eletricidade, os sistemas fotovoltaicos garantem a estabilidade na produtividade dessas propriedades. E com a agenda ESG cada vez mais em voga, o uso de fonte solar se torna um diferencial competitivo no mercado, com uma produção mais sustentável, reduzindo a pegada de carbono da cadeia produtiva”.
Em Serranópolis do Iguaçu (PR), a instalação de uma usina solar reduziu os custos com eletricidade de uma propriedade de avicultura. O projeto, desenvolvido pela ADS Solar em parceria com a L8, tem capacidade de geração média de 11 mil kWh por mês. Desde que foi instalada, há um ano e meio, a usina já produziu 180 MWh, resultando em uma economia mensal entre R$6mil e R$7mil na conta de luz da propriedade.
Mesmo com todas as vantagens que a energia fotovoltaica apresenta para o agronegócio e agricultura familiar, o mercado ainda tem muito espaço para crescer. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), divulgados no início deste ano, o país tem atualmente cerca de 1,5 milhão de sistemas fotovoltaicos em operação na Geração Distribuída, apenas 8,4% (132 mil) são em propriedades rurais. Em relação à potência instalada, o campo é responsável por 2,4 gigawatts (GW), o equivalente a 14,6% da Geração Distribuída total (16 GW).
Outras soluções também serão levadas pela empresa ao Show Rural, como a telha solar L8, desenvolvida em material mais resistente do que as tradicionais placas fotovoltaicas e que produzem até 5% mais energia, o filme fino flexível e o carregador elétrico para veículos, que torna a mobilidade veicular mais sustentável quando utilizada em conjunto com a geração de energia solar.
Sobre a L8 Energy
A L8 Energy é uma empresa do Grupo L8 e atua na Industrialização e Distribuição de Sistemas Fotovoltaicos por todo o Brasil. É referência em soluções inovadoras para geração de energia renovável, como a Telha Solar L8.
Foto: Usina localizada em Serranópolis do Iguaçu(PR)/Divulgação: ADS